A Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, promove nos dias 25, 26 e 27 de abril de 2018, em Belo Horizonte, a oficinaConservação de Livros”, com o objetivo de capacitar os gestores das bibliotecas públicas e comunitárias na preservação e conservação de acervos bibliográficos.

Os acervos das bibliotecas públicas e comunitárias sofrem danos de vários tipos, desde fatores intrínsecos à produção do papel, ao manuseio inadequado dos materiais. A oficina possibilitará aos participantes a análise e identificação dos comportamentos e situações que causam a deterioração dos livros de uma biblioteca, bem como aplicar técnicas, propor acondicionamento e medidas de conservação a fim de retardar o processo de deterioração e recuperar a integridade física e funcional dos livros.

A oficina será conduzida por Hélvia Vorcaro e Maria Helena Quina. Hélvia é historiadora, encadernadora pela Imprensa Oficial de Minas Gerais, restauradora de livros e documentos planos pela Biblioteca Nacional e pesquisadora de insetos, fungos e roedores que atacam acervos patrimoniais pelo Museu Nacional. Foi curadora do Palácio da Liberdade e é restauradora de livros da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário. Maria Helena Horta Quina é também restauradora de Acervo Bibliográfico e Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Possui expertise em restauração, conservação e obturação de documentos históricos, pelo Arquivo Público Mineiro, e em preservação, climatização e adequação ambiental em espaços de acervos, pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

Serão disponibilizadas 12 vagas e a participação é gratuita e limitada a um representante de biblioteca pública e/ou comunitária por município. Não serão aceitas inscrições de profissionais ligados a bibliotecas escolares. Caso haja mais inscritos do que vagas, haverá seleção dos participantes, tendo em vista os critérios:

1. biblioteca pública com cadastro regular no SEBPM;

2. biblioteca comunitária inscrita no formulário https://goo.gl/JzrA8i
3. não ter participado de cursos de conservação antes;
4. perspectiva de continuidade do trabalho nas bibliotecas (situação funcional);
5. análise da justificativa de interesse na oficina;
6. ordem de recebimento dos formulários de pré-inscrição.
 
As pré-inscrições podem ser feitas entre os dias 13/03 e 28/03 por meio do formulário disponível neste link: https://goo.gl/forms/LZrJhZ9ShViCH98c2
 
CRONOGRAMA
Pré-inscrições: a partir do dia 13 a 28 de março de 2018.

Confirmação de inscrições: 04/04/2018 (email e telefone)

Realização do curso: 25, 26 e 27/04/2018

Esta atividade contribui para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 – Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade, e promover oportunidade de aprendizagem ao longo da vida para todos.