Lançamento de livro “A Cor do Amor” de Francine Lopes

Livro “A cor do amor” resgata as brincadeiras de antigamente e aborda as diversas formas de amor

Francine Lopes lança seu primeiro livro intitulado “A cor do amor” – publicação do selo infantil Jubarte da editora Impressões de Minas –que trata sobre o amor e suas formas

“Qual é a cor do amor?” Essa é uma pergunta que se instalou na cabeça de uma menininha bem curiosa. Esperta como só, e quase como uma detetive, ela sai a observar seu dia a dia e, entre cores e brincadeiras, descobre uma bela resposta. Esse é a história do livro infantil “A cor do amor”, escrito e ilustrado por Francine Lopes. O lançamento está marcado para o dia 1º/12, das 9h às 12h, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, Setor Infantojuvenil (Praça da Liberdade, 21 – Funcionários). E a entrada é franca.

A escritora explica por que resolveu escrever sobre o amor e suas formas para as crianças: “Tive a sorte de conviver com a diversidade desde muito nova. Tornei-me uma pessoa um pouco mais tolerante por causa disso. Como é um livro para crianças as possibilidades foram traduzidas em cores e brincadeiras. O amor tem todas as cores porque varia de intensidade, maneiras e possibilidades. Por isso cada cor e brincadeira é apresentada com uma pergunta, e a criança pode concordar ou discordar da minha interpretação. Hora da reflexão.”

“O ato de brincar prepara para o mundo”

Cabo de guerra, rouba bandeira, bolha de sabão. O livro de Francine Lopes resgata brincadeiras da infância, muitas vezes esquecidas no mundo atual diante de tanto acesso tecnológico. A autora conta que teve uma infância extremamente rica, cheia de criatividade e imaginação: “Sou de uma época em que brincávamos na rua. E para brincar, precisávamos apenas estar dispostos. Tudo era brinquedo, tudo virava brincadeira. Ano passado, a pedido de uma professora da minha escola, desenvolvi uma dinâmica para crianças de seis anos que estavam desatentas e egocêntricas. Usei a brincadeira do telefone sem fio e, para a minha surpresa, nenhuma das 22 crianças conheciam a brincadeira. Meu alerta se acendeu. Lembrei do meu livro, que estava guardado em uma gaveta. Depois da dificuldade inicial a criançada adorou a brincadeira. Tempo depois a professora relatou uma melhora na postura dos alunos. Crianças são cinestésicas aprendem brincando. Ato de brincar prepara para o mundo”.

Sobre a autora

Francine Lopes nasceu e mora em Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi professora, é designer, ilustradora e agora escritora. Formada em Design de Interiores, desenha desde criança. Em 2012 começou a trabalhar em uma biblioteca escolar. Alguns anos depois seus desenhos e ilustrações que até então ficavam guardadinhos em uma gaveta, ganharam o mundo. 2018 é seu ano literário. Apresenta seu primeiro livro 100% artesanal. Escrito, ilustrado é confeccionado pela autora: “Olá “ é uma peça única. Para divertir a criançada chega pelo selo Jubarte o livro “A cor do amor”.

Sobre a editora Impressões de Minas

A Impressões de Minas é uma editora mineira independente, que promove a publicação de novos autores e de diversos gêneros textuais, para adultos e crianças. A editora possui dois selos: o Leme, direcionado à publicação de poesia e prosa; e o Jubarte, dedicado à publicação de livros infantojuvenis. Ao longo de seus oito anos de história, realizou publicações envolvendo nomes como China e Tulipa Ruiz (Carlos Viaja, Selo Jubarte), Flávia Péret (Os Patos, Selo Leme), Brisa Marques e Clarice Panadés (corpo-concreto, Selo Leme) e Laura Cohen Rabelo (História da águaAinda e Ferro, Selo Leme). Em sua trajetória, a editora realiza eventos e iniciativas que visam fortalecer a cena literária, como a Feira Textura – pequena feira de publicações independentes –, que está em seu segundo ano, na sétima edição, e que hoje é uma das principais feiras de publicações independentes de Belo Horizonte, e o Palavra Trocada, que promove o bate-papo entre autores e leitores sobre temas ligados à literatura.

Serviço:

Lançamento do livro infantil “A Cor do Amor”

Autora: Francine Lopes

Data: 1º/12/2018 (sábado)

Horário: 9h às 12h

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Setor Infanto-juvenil(Praça da Liberdade, 21 – Funcionários)

Entrada Franca

A cor do amor
Autora: Francine Lopes
Impressões de Minas/Selo Jubarte. 1ª edição (2018)
4 cores, 17×22,5 cm
36 p.