Lançamento do livro “Elefantes de A a Z” – Maria Inez Ribeiro

Elefantes de A a Z é uma obra de linguagem precisa porém  simples  para que todas as pessoas ao lerem´entenda sua mensagem, tem como objetivo  principal o despertar da consciência humana  ainda na tenra idade.

A obra é destinada ao publico  infantojuvenil  e relata acontecimentos entre as famílias dos Elefantes que vivem em grupos comandados por uma  matriarca (avô) que é  capaz de guiar até cem Elefantes. Esta obra nasceu a partir de um projeto aprovado pela lei de incentivo a cultura. Este livro leva informação  do habitat destes animais que são perseguidos pelo homem que tira seu marfim  e exterminam manadas de até cinquenta animais.  A  arte em defesa dos Elefante  e o livro Elefantes de A a Z fazem a defesa destes animais e de todos os outros.

Maria Inez Ribeiro nasceu em Ferros, município de Itabira, Minas Gerais, filha de Pedro Antônio Ribeiro e Maria Izabel Ribeiro.

Passou a infância entre as montanhas. Sua curiosidade e a vontade de ver o que havia do outro lado levaram-na a escalar as mais altas árvores, rocurando a vista desejada. Desde criança se interessava pela argila e toda brincadeira relacionada ao material. A variedade das cores e tipos de argila encontradas na região propiciou a modelagem das miniaturas de panelas e utensílios de cozinha que eram feitos cuidadosamente, queimados e pintados em atividades lúdicas durante a infância.

Em 1958, deixa o meio rural para ser alfabetizada na escola Santos Dumont, na cidade de Ferros. Nessa ocasião passa a confeccionar bonecas de pano que ganham o nome de “Minhas Marias”. Este trabalho permanece.

Morando em Belo Horizonte continua seus estudos no Colégio Anchieta, mantido pelo Instituto Newton Paiva. No ano de 1978, ao cursar Turismo e História da Arte, passa a interessar-se por estilos como a Arte Gótica (períodos Medieval/Renascentista) e a Arte Barroca.

Sobre a autora

Frequentou, por cinco anos o curso de artes visuais da Escola Livre de Artes (ELA), antiga Arena da Cultura. Durante o curso, surge a ideia de elaborar um projeto com tema pertinente ao momento atual, vindo à tona o Projeto “a arte em defesa dos Elefantes”, originando, com isso, o livro Elefantes de A a Z.

Ao desenvolver o trabalho com essa temática, a artista se surpreende ficando  impactada com a crueldade dos homens e a vulnerabilidade de seres que apesar do tamanho e da força estão à beira de serem aniquilados pelo homem. Sensibilizada com essa situação, a artista procura alertar sobre a matança desses animais e provoca uma reflexão sobre a possível extinção da espécie, além da questão ética do problema. Desde então, Maria Inez Ribeiro se dedica, com empenho, a aprimorar sua técnica e contornar qualquer obstáculo que a impeça de produzir.

01 dez 2018
Evento Terminado