“RAÍZES”: BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL PROMOVE CICLO DE DEBATES SOBRE AFROMINEIRIDADE E JUVENTUDE NA LITERATURA 

“RAÍZES”: BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL PROMOVE CICLO DE DEBATES SOBRE AFROMINEIRIDADE E JUVENTUDE NA LITERATURA 

Evento promove também primeiro duelo de Slam (competição de poesia falada), a ser realizado nas dependências do prédio anexo na rua da Bahia  

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, a Biblioteca Pública Estadual, a Associação de Amigos da Biblioteca Pública e a Cemig apresentam “Raízes: afromineiridade e juventude na literatura”, ciclo de palestras que recebe entre 28 de agosto e 21 de outubro escritores, poetas, ensaístas, músicos, rappers e outros artistas negros e negras. O evento abre espaço ainda para o primeiro duelo de Slam (competição de poesia falada). A disputa vai envolver 35 coletivos de 18 cidades do Estado.  

O “Raízes” integra a sequência de eventos realizados pela Biblioteca Pública no ano de seu septuagésimo aniversário. Lucas Amorim, diretor da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), ressalta que o equipamento teve a honra de homenagear no primeiro semestre Carolina Maria de Jesus, uma das mais importantes vozes da literatura afro-mineira, cujo legado é um marco para a história literária mundial.  

Com o “Raízes”, segundo Amorim, há um movimento real de incremento voltado para a valorização da arte. “O projeto não apenas faz parte, mas fortalece a nossa política estadual de afromineiridade, que, por meio da Secult-MG e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG), promoveu o reconhecimento dos Reinados e Congados como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”, destaca o diretor.  

Ainda, segundo Amorim, a afromineiridade também foi o tema central da Semana Estadual de Incentivo à Literatura, realizada em abril, que contou com o apoio de bibliotecas públicas municipais e bibliotecas comunitárias: “Essas instituições promoveram cerca de 100 atividades culturais em todo o Estado sobre o tema, criando um ambiente de diálogo enriquecedor sobre a cultura e a identidade afro-mineira. Acreditamos que a valorização da cultura africana, afrobrasileira e afromineira devem se estender para muito além do 20 de novembro e estas iniciativas demonstram o compromisso contínuo do governo estadual e da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais com a valorização e a promoção da literatura e da diversidade cultural”, lembrou o diretor. 

Eliani Gladyr, coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Estadual, explica que as palestras no “Raízes” vão levantar “discussões acerca dos movimentos literários afro-afirmativos, sobre a literatura produzida em Minas e no Brasil, os meios de publicação, o mercado editorial e/ou formas alternativas de veiculação, valorizando a literatura afro-brasileira e indígena. “Ao abrir espaços para estas manifestações, a Biblioteca procura divulgar a beleza da diversidade cultural brasileira e cumprir seu papel de difusora da arte e da literatura em suas diferentes linguagens e visões de mundo”, ressalta Eliani.    

Ao todo compõem o evento cinco palestras. São elas: “A poesia afro-mineira nos slams e saraus periféricos”, no dia 28 de agosto; “Entre a poesia escrita e as escrevivências da fala”; no dia 05 de setembro; “A literatura e a terra: a poesia na ancestralidade afro-brasileira; no dia 19 de setembro; “O que é literatura indígena?”, no dia 03 de outubro; e, por fim, “A literatura de ‘Transforma’ na discussão sobre gênero e racismo”, no dia 17 de outubro. Todos os encontros acontecem no Espaço Geek, no prédio anexo, às 15h e contarão com tradução simultânea em libras. 

Mireille Viviane de Paula vai intermediar a palestra “A literatura de ‘Transforma’ na discussão sobre gênero e racismo”. Ela fala de sua expectativa para o evento: “é abrir espaço para a interação entre o público e os convidados, de forma dinâmica e respeitosa, dentro de um evento muito importante para a Biblioteca. Queremos alcançar principalmente os jovens, mostrar a eles que a literatura é muito mais do que aquilo que está nos livros didáticos; que a literatura é viva, ativa e transformadora, tanto do indivíduo como da sociedade.  E mostrar também que a Biblioteca é um espaço aberto para o debate de temas que são relevantes para a nossa formação, não só enquanto leitores, mas, inclusive, enquanto cidadãos”. 

COMPETIÇÃO DE “SLAM”  

Pela primeira vez, a Biblioteca Pública abre as portas para uma competição de poesia falada em nível estadual, o “Slam MG 2024”. A disputa reúne 35 coletivos representantes das comunidades de Slam de 16 cidades do estado. São cinco fases classificatórias, com duração de uma hora e trinta, até a grande final.  

Para Rogério Coelho, poeta, articulador do Coletivoz Sarau de Periferia e slammaster do “Slam Clube da Luta”, e um dos curadores do “Raízes”, a “oportunidade de ouvir poetas nesse espaço é um momento simbólico para o encontro de tradições, pois uma tradição literária que há muito é discutida permite trocar experiências e vivências com a literatura da poesia oral performática que as pessoas ligadas ao Slam produzem”, avalia. 

As competições acontecem nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no pilotis do prédio anexo Professor Francisco Iglesias, à rua da Bahia 1889. “Acreditamos que a valorização da cultura africana, Afro-Brasileira e Afro-Mineira devem se estender para muito além do 20 de novembro (Dia da Consciência Negra), e estas iniciativas demonstram o compromisso contínuo do Governo de Minas e da Biblioteca Pública Estadual com a valorização e a promoção da literatura e da diversidade cultural”, finaliza o diretor da DLLLB Lucas Amorim.   

PROGRAMAÇÃO 

A poesia afro-mineira nos slams e saraus periféricos”  

28 de agosto, quarta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo 

Palestrante: Iza Reis 

Convidado(a): Leandro Zerê 

Mediador: Rogério Coelho 

“Entre a poesia escrita e as escrevivências da fala”  

05 de setembro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo 

Palestrante: Menino Jazz 

Convidado(a): JP Escrevivente 

Mediadora: Adriana Márcia de Deus 

“A literatura e a terra: a poesia na ancestralidade afro-brasileira;  

19 de setembro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo 

Palestrante: Júlia Elisa 

Convidado(a): Bin Oyoko 

Mediadora: Maria de Lourdes 

“O que é literatura indígena?” 

03 de outubro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo 

Palestrante: Thaís Alessandra 

Convidado(a): Vênus  

Mediadora: Pedro Henrique Fernandes Almeida 

“A literatura de ‘Transforma’ na discussão sobre gênero e racismo” 

17 de outubro, quinta-feira – 15h / Espaço Geek – Prédio Anexo 

Palestrante: Nilo Ibiraporã 

Convidado(a): Eliza Castro 

Mediadora: Mireille de Paula 

DUELO DE “SLAM” 

Atividade Classificatória Tempo Data hora Local 
 Slam, Competição de poesia falada SLAM MG 2024 – 1ª Classificatória 1h30 19/10/2024 17hs Pilotis – Anexo BPEMG 
 Slam, Competição de poesia falada SLAM MG 2024 – 2ª Classificatória 1h30 19/10/2024 19hs Pilotis – Anexo BPEMG 
 Slam, Competição de poesia falada 
SLAM MG 2024 – 3ª Classificatória 1h30 20/10/2024 15hs Pilotis – Anexo BPEMG 
Slam, Competição de poesia falada 
SLAM MG 2024 – 4ª Classificatória 1h30 20/10/2024 17hs Pilotis – Anexo BPEMG 
SLAM MG 2024 – 5ª Classificatória 1h30 20/10/2024 19hs Pilotis – Anexo BPEMG 
Slam, Competição de poesia falada 
SLAM MG 2024 – Competição final 1h30 21/10/2024 15hs Pilotis – Anexo BPEMG 

Ciclo de Palestras – “Raízes: afromineiridade e juventude na literatura”.  

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – prédio anexo Professor Francisco Iglesias, rua da Bahia nº 1889, Savassi – BH/MG. 

Contado: 2128-8239 

Falar com Eliani Gladyr 

Entrada Franca 

Pular para o conteúdo
Fale Conosco