Resenha da Semana: Em Chamas, de Suzanne Collins

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

COLLINS, Suzanne. Em Chamas. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2011. 413 p.

Suzanne Marie Collins é escritora de ficção científica e literatura infanto-juvenil além de ser roteirista, conhecida pela trilogia “Jogos Vorazes”, que foi sucesso mundialmente vendendo mais de 85 milhões de cópias no mundo todo. Esse é o segundo volume da trilogia.

Se você pensa que o segundo volume da série seja parecido com o primeiro, você será surpreendido. Collins te prende com emoção e adrenalina página após página. Os personagens anteriores são abordados com mais profundidade, conhecemos a história deles um pouco mais afundo e novos personagens enigmáticos e intrigantes são apresentados. Vemos uma aliança se formar, entre Katniss e outros veteranos, mas o que ela não esperava é que esse jogo não seria como os outros, muito menos como o que ela própria participou com seu querido Peeta. Algo muito grandioso está pra acontecer, e conseguimos perceber cada vez mais qual era a fagulha que a revolução precisava.

Clique aqui e leia a Resenha da Semana sobre “Jogos Vorazes”, primeiro livro da trilogia.

Retornando ao mundo dos distritos após Katniss e Peeta serem os vencedores dos Jogos Vorazes, representando o Distrito 12, a vida de ambos muda completamente. Saíram de suas casas no centro do distrito e foram para a aldeia dos vencedores, que fica um pouco mais afastada. Como vencedores, eles nunca mais se preocupariam com comida, roupa ou qualquer outra coisa, teoricamente, eles estavam a salvo, não teriam que participar de mais nenhum jogo. O sonho de viver uma vida mais tranquila na aldeia dos vencedores, e não ter que se preocupar mais com a Capital e com tudo o que eles viveram, acaba cedo, e tudo começa com a turnê que eles fariam passando de distrito a distrito fazendo homenagens aos tributos mortos e mostrando toda a sua gratidão à Capital e tudo o que ela já fez por todos eles. O que Katniss não esperava era receber uma visita nem um pouco amigável do querido presidente Snow, o homem que comandava toda a Panem. Ele estava desconfiado de que tudo o que aconteceu na arena não passava de uma armadilha de Katniss, com o inocente Peeta.

Durante sua visita, o presidente ameaçou Peeta, e toda a família de Katniss. E para que nada de ruim acontecesse com nenhum deles, era simples: a campeã dos jogos teria que manter esse romance fictício com o jovem Peeta. O objetivo de Snow era conter os motins que estavam acontecendo nos distritos, e Katniss não fazia a menor noção de que tudo isso estava acontecendo. A turnê se encerra de uma forma tumultuada, a cada distrito que o casal visitava, mais fúria despertava nos habitantes e mais pessoas eram mortas, por demonstrar apoio ao casal, e sua total insatisfação com a Capital e, principalmente, com o Presidente Snow.

A descrição da autora em relação a todos os acontecimentos é fascinante e envolvente. Após a turnê ser finalizada, com muitas revoltas entre os distritos, eles retornam pra casa, e para sua rotina tranquila. O que os tributos vitoriosos não estavam esperando era que Snow, que sempre tinha uma carta na manga, a usasse com muito gosto. Seria comemorado então, o aniversário de 75 anos dos Jogos Vorazes, com uma edição especial, o Massacre Quaternário, que neste ano, consistiu em unir todos os tributos vitoriosos novamente na arena, causando grande revolta entre os tributos vitoriosos. Após a turnê conseguimos ver, de uma forma bem nítida, que os distritos estão cada vez mais insatisfeitos em viverem sob o domínio de Snow e da Capital. A revolta está a cada dia mais próxima, só precisavam de um motivo forte para isso tudo acontecer.

Suzanne Collins é uma autora fantástica, com domínio sobre o que escreve toda a crítica sobre a dominação da Capital sobre toda a Panem e todos os sacrifícios feitos, para que haja sempre uma dívida dos distritos para com a Capital. O enredo é desenvolvido de forma sólida e consistente, a leitura é eletrizante, permitindo que o leitor entre na arena junto com os personagens. A sequência do filme foi lançada em 2013, com atores de peso, que conseguiram passar toda essa emoção e adrenalina para as telonas. Katniss foi interpretada por Jennifer Lawrence, Peeta por Josh Hutcherson, mantendo assim, a base do elenco do primeiro filme.

Resenha por Laura de Freitas Tartaglia Reis
Servidora do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais