Participe da palestra “Bibliotecas públicas e memória regional”, promovida pelo Grupo de Estudos Alexandria

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) e o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convida profissionais e interessados da área para mais uma edição do Grupo de Estudos Alexandria.

Nesta edição, será apresentada a palestra “Bibliotecas públicas e memória regional: da realidade nacional ao caso de Brasília”, que acontece no dia 29 de maio de 2025, às 9h, com transmissão online pela plataforma Microsoft Teams.

Sobre a palestrante

A atividade será conduzida por Mariana Giubertti Guedes Greenhalgh, bibliotecária da Biblioteca Nacional de Brasília, com ampla formação em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é responsável pelas Coleções Especiais da Biblioteca Nacional de Brasília, com foco em acervos de memória regional.

Conteúdo da palestra

A apresentação abordará o papel estratégico das bibliotecas públicas na preservação e valorização da memória regional, com destaque para as coleções especiais. O encontro será dividido em dois momentos:

  • Panorama nacional, com exemplos de coleções de memória em bibliotecas brasileiras;
  • Estudo de caso da Coleção Brasília, abordando suas características e relevância na preservação da identidade cultural da capital federal.

A palestra é baseada no artigo “Coleções de memória regional: análise comparativa das coleções sobre Brasília”. Recomendamos a leitura prévia do material.

Inscrições e certificado

A participação é gratuita, com inscrição aqui.
Durante o evento, será disponibilizado no chat um formulário de presença, necessário para a emissão do certificado de participação.

Mais informações

📧 sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br
📞 (31) 2128-8236

Data

29 maio 2025

Horário

09:00
Pular para o conteúdo
Fale Conosco