Acessibilidade e Inclusão

Acessibilidade e Inclusão

Acessibilidade e inclusão são termos presentes diariamente na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (BPEMG) desde sua fundação em 1954. Juscelino Kubitschek de Oliveira, seu idealizador, juntamente com vários intelectuais mineiros, entre os quais Eduardo Frieiro, já tinha em mente um local onde as pessoas pudessem não somente vir buscar livros, como ser um espaço múltiplo de possibilidades, ações culturais e convivência, contribuindo para a inclusão sociocultural da população e atendendo, também, a demandas informacionais específicas, como é o caso das pessoas com deficiência. 

A Biblioteca Pública trabalha com afinco para que as condições de acessibilidade sejam asseguradas nos espaços da biblioteca, adequando-se tanto nas questões de ordem arquitetônica e comunicacional, quanto na ampliação de acervos e serviços prestados aos usuários.  

Em 2014, a BPEMG foi selecionada pelo projeto “Acessibilidade em Bibliotecas Públicas”, uma iniciativa do Ministério da Cultura, por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP). A instituição recebeu acervo acessível, equipamentos assistivos e capacitação para se tornar referência em acessibilidade para as bibliotecas municipais que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas. Desde então, vem aprimorando ainda mais seus serviços, empenhada em se tornar cada vez mais acessível e inclusiva. 

Através do setor Braille, funcionando desde 1965, a Biblioteca vem trabalhando a acessibilidade para pessoas com deficiência visual e ampliando cada dia mais as possibilidades de oferecer acervos, equipamentos e ações inclusivas como Curso de Braille, Tempo para Ler e serviços prestados por voluntários. 

A acessibilidade na internet ou acessibilidade Web

 Significa permitir o acesso a Web por todos, independentemente do tipo de usuário, situação ou ferramenta. É criar ou tornar as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiência. A acessibilidade Web beneficia também pessoas idosas, usuários de navegadores alternativos, usuários de tecnologia assistida e de acesso móvel.

Este site foi projetado para navegação por setas, tecla TAB e também contém um conjunto de ferramentas acessíveis para plataformas web.

Para ampliar o conteúdo deste sítio eletrônico e facilitar a leitura, utilize as ferramentas de zoom disponíveis no seu navegador de internet ou no seu dispositivo móvel. Seguem instruções para usar o zoom nos navegadores Microsoft Windows, Linux e Google Chrome:

  • Pressione a tecla CTRL e digite a tecla + (mais) para aumentar
  • Pressione a tecla CTRL e digite a tecla – (menos) para diminuir
  • Pressione a tecla CTRL e digite a tecla 0 (zero) para restaurar o tamanho original da página

V Libras

V Libras é um conjunto de ferramentas gratuitas e de código aberto que traduz conteúdos digitais (texto, áudio e vídeo) em Português para Libras, tornando computadores, celulares e plataformas Web mais acessíveis para as pessoas surdas.

O V Libras não substitui o intérprete humano.

 

One Click Accessibility

O plug-in One Click Accessibility é o plug-in mais rápido para ajudá-lo a tornar seu site mais acessível.

O sítio eletrônico do Governo de Minas Gerais possui dispositivos que visam a permitir o adequado usufruto das funcionalidades e acesso aos conteúdos disponibilizados, conforme regulamentado na RESOLUÇÃO SEPLAG – nº 29, DE 05 DE JULHO DE 2016, bem como outros padrões de boas práticas de desenvolvimento Web que podem ser encontrados nos seguintes documentos:

Pular para o conteúdo
Fale Conosco