Carro-Biblioteca

Carro-Biblioteca

Desde a sua criação em 1960, o Carro-Biblioteca tem como missão levar a leitura e a informação para comunidades de Belo Horizonte e Região Metropolitana, que sejam socialmente vulneráveis e que não possuam acesso a nenhuma instituição cultural. O atendimento, que é realizado quinzenalmente de segunda a sexta-feira, promove o acesso ao livro, à leitura e à literatura e, também, realiza ações de incentivo à leitura, tais como: a “Hora do conto e da leitura” e o “Encontro com o escritor”.

Instalada em veículo adaptado, a biblioteca itinerante permite levar, aproximadamente, 3.500 livros. As obras de literatura, para todas as idades, são o foco do acervo. Os títulos são renovados periodicamente para que o leitor sempre encontre novidades e exemplares em bom estado de conservação.

Os leitores do Carro-Biblioteca podem retirar até três livros e uma HQ e permanecer com as obras por 14 dias. O empréstimo pode ser renovado uma única vez, por igual período, presencialmente, ou no site da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

O empréstimo do acervo do Carro-Biblioteca é exclusivo para os leitores cadastrados nos bairros atendidos pelo serviço. Para realizar o cadastro, é preciso apresentar comprovante de residência recente e documento de identidade e podem ser físicos ou digitais. Menores de 16 anos precisam, ainda, da presença de um dos pais ou responsável, mas o leitor menor de 16 anos, pode apresentar também uma autorização assinada por um dos seus responsáveis.

O horário de atendimento do Carro-Biblioteca nos bairros é das 9h30 às 12h30.

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: cb.biblioteca@secult.mg.gov.br.

O Carro-Biblioteca atende, quinzenalmente, cinco comunidades, conforme endereços e agenda abaixo

 

Para solicitar a presença do Carro-Biblioteca no seu bairro, preencha o formulário abaixo:

Obs:. O prazo máximo de permanência do Carro-Biblioteca nos bairros é 4 (quatro) anos. 

Campos * obrigatórios






      



      








      



    Praça da Liberdade, 21, subsolo.

    Funcionários –  Belo Horizonte -MG

    CEP: 30140-010

    Pular para o conteúdo
    Fale Conosco