Setor de Empréstimo

Empréstimo

O setor de Empréstimo Domiciliar oferece ao leitor o melhor da literatura brasileira e mundial, com um acervo de mais de 80.000 exemplares. Possui um acervo rico composto por obras que englobam diversas áreas do conhecimento  e literatura de grandes autores brasileiros e estrangeiros, com destaque para os grandes clássicos. Contamos com profissionais especializados para ajudar a conhecer o nosso acervo e assessorar em qualquer demanda que o leitor tenha. 

Horário de funcionamento

Segunda a sexta, 10h às 16h

Local

Prédio anexo Professor Francisco Iglesias, Rua da Bahia, 1889

Carteirinha

O empréstimo de material poderá ser realizado mediante a apresentação da Carteira da Biblioteca nos setores que realizam empréstimo. O usuário terá direito ao empréstimo de 3(três) exemplares de material bibliográfico mais 1 (um) material adicional (CD, DVD, CD-ROM).  

Para fazer a carteirinha, necessário apresentar original de um dos seguintes documentos de identidade:  

  • Certidão de Nascimento (apenas no caso de menores de 16 anos),  
  • Carteira de Identidade (RG), Carteira de Trabalho, Carteira de Motorista, Carteira Profissional, Passaporte.
  • Além de um dos documentos citados, apresentar comprovante de residência emitido nos quatro últimos meses, contendo o nome da pessoa, dos pais ou do cônjuge. O comprovante pode ser em formato digital.  
  • Contribuição simbólica e não obrigatória de R$ 3,00 (três reais). 

Na impossibilidade do comparecimento pessoal de um dos pais ou do responsável, deverá apresentar o termo de responsabilidade devidamente preenchido e assinado, acompanhado de original ou cópia de documento de identidade da pessoa que assinou o termo como responsável. 

O prazo de empréstimo será de 14 (quatorze) dias corridos, sendo possível 1(uma) renovação por mais 14 dias, dependendo do tipo de obra solicitada. Não fazemos renovações via telefone ou e-mail, apenas pelo site. A renovação do empréstimo pode ser feita através deste link.

Os adultos interessados podem solicitar, no ato de inscrição, a carteira de categoria SABE. Esta modalidade está vinculada à SABE, Associação de Amigos da Biblioteca Pública, entidade que atua na captação de recursos para apoiar as atividades e programas da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.   

Os associados contribuem com uma anuidade e podem retirar até 5 (cinco) livros por visita à Biblioteca, por um prazo de 21 (vinte e um) dias.

Para fazer a carteira da SABE, basta comparecer à Biblioteca e pedir em um balcão de atendimento a atualização de sua carteira, se já possuir, ou a confecção de nova carteira com os seguintes documentos em mãos:

– Documento de identidade atualizado;

– Comprovante de residência atualizado;

– Contribuição de R$ 35,00;

A carteira da SABE é válida por 1 ano.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco