Cadastro de Bibliotecas

Cadastrar Bibliotecas

Periodicamente, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais realiza o recadastramento das bibliotecas públicas. Desde a promulgação do Decreto Estadual nº 47.768/2019, revogado pelo art. 35 do Decreto nº 48.649/2023, as bibliotecas comunitárias também passaram a integrar esse sistema.

Sendo assim, estamos iniciando o cadastro online de 2024 e convocamos os municípios de Minas Gerais a participarem, inscrevendo suas bibliotecas públicas e comunitárias. Ao cadastrarem suas bibliotecas, além de ampliarem o alcance desse importante equipamento cultural, contribuem para a valorização da cultura local e ampliam a oportunidade de participação das bibliotecas em políticas públicas estaduais e federais do setor.

Para efetuar o cadastro, o responsável pela biblioteca pública ou comunitária deve acessar a Plataforma Minas Criativa, por meio deste link, e preencher os dados solicitados. Para orientações detalhadas, assista ao vídeo tutorial ou, se preferir, consulte o tutorial em texto. É importante destacar que bibliotecas escolares não podem ser cadastradas nesta plataforma.

Conheça o resultado dos recadastramentos

CESARINO, Maria Augusta da Nóbrega. Construindo uma Minas Leitora: o retrato das bibliotecas públicas de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de Cultura, Superintendência de Bibliotecas Públicas, 2008. 149p. 

Pular para o conteúdo
Fale Conosco