Coleções Especiais

Coleções Especiais

O Setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem a missão de preservar o acervo identificado pela instituição, de acordo com critérios técnicos internacionais, como precioso. É um acervo que requer um grau de proteção maior pela relevância, raridade, beleza e pelo seu conteúdo representativo da cultura local e universal.

 

Livros raros, edições históricas e belas encadernações formam este acervo essencial para a pesquisa e preservação da memória. São cerca de 90.000 exemplares distribuídos nas seguintes coleções: Mineiriana, Obras Raras, Memória Infantil, Patrimonial, Artes, José Alcino Bicalho, Rita Adelaide, Palácio Mangabeiras e Hemeroteca Histórica.

 

Dedicada aos textos sobre o Estado de Minas Gerais e aos escritos de autores que nasceram ou viveram em Minas, a Mineiriana é a maior coleção sobre o Estado disponível para o público e importante fonte de pesquisa sobre nossa memória cultural e intelectual. Com aproximadamente 24.000 itens, abarcando livros, cds, filmes, mapas e recortes de jornais, a coleção apresenta um panorama do Estado de Minas Gerais em todos os seus aspectos: Literatura, História, Cultura, Arte e Ciências.

Reúne cerca de 51.000 livros nacionais e estrangeiros considerados especiais como primeiras edições, edições esgotadas, que apresentam dedicatórias de escritores, ilustrações e encadernações preciosas, dicionários, enciclopédias, tratados e obras relevantes e representativas da cultura universal em todas as áreas do conhecimento.

Formadas a partir de acervos privados, as coleções Rita Adelaide e José Alcino Bicalho refletem os interesses dos colecionadores que as cultivaram. Incluem obras com diferentes encadernações, formatos inusitados, iluminuras, douramentos e ilustrações que sublinham o trabalho primoroso de artífices renomados que fizeram dos livros verdadeiras obras de arte. Destaque para a obra Concordia Discordantim Canonum, editada em 1493, publicada em Nuremberg. O livro é uma coletânea de leis canônicas produzidas pela Igreja Católica Romana,  acumuladas  ao longo dos séculos. 

Um pouquinho da infância de nossos pais e avós está preservado nesta coleção, que inclui títulos importantes da literatura e educação infantis até a primeira metade do século XX. “As mais belas histórias”, “A Bonequinha Preta” e “Os contos do Cônego Schmid” são alguns dos destaques desta coleção, tão carregada de memórias afetivas. 

A coleção de obras raras é formada por 1.554 obras, publicada entre os séculos XIV e XIX, relacionadas nos principais repertórios especializados ou em catálogos de referência. 

As inúmeras manifestações da Arte, da pintura rupestre a intervenções digitais, estão contempladas nesta coleção. Artes plásticas, cinema, teatro, música, dança, fotografia e tantas outras vertentes e linguagens podem ser encontradas na Coleção sobre Artes da Biblioteca Pública Estadual de Minas gerais. 

O acervo compunha a biblioteca do Palácio Mangabeiras, antiga residência oficial dos governadores de Minas Gerais. Em 2019, ela foi transferida para guarda na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. São cerca de 800 livros com belas encadernações.

É formada por revistas e jornais históricos e raros que registram a história de Minas Gerais desde 1825, além de títulos nacionais e estrangeiros.

A consulta aos livros deverá ser feita exclusivamente na Sala de Pesquisa das Coleções Especiais da Biblioteca. É necessária a identificação prévia para consulta ao acervo, mediante o preenchimento, no setor, de formulário entregue pelos atendentes.

Todos os objetos pessoais como garrafas de água, bolsas, sacolas, pastas, mochilas, capacetes, guarda-chuvas e sombrinhas ou qualquer tipo de alimento e/ou bebida deverão ser guardados nos escaninhos, com o objetivo de não estragar ou danificar as obras.

É permitida a reprodução de obras que estejam em domínio público. A reprodução é somente através de fotografia e sem o uso de flash. 

Não é permitido realizar fotocópias (xerox) e/ou digitalização em scanner de mesa de obras das Coleções Especiais.

É permitido portar celular, desde que esteja no silencioso.

É permitido o uso de computador portátil.

Atendimento:
Segunda a sexta-feira, das  8h às 18h
Edifício Luiz de Bessa
Praça da Liberdade, 21, 2º andar – Funcionários
Belo Horizonte – MG – CEP: 30140-010
Contato: mineiriana.biblioteca@secult.mg.gov.br

Pular para o conteúdo
Fale Conosco