Sobre Nós

Sobre nós

Com 69 anos de história, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é referência para as bibliotecas dos 853 municípios mineiros e foi criada pelo então Governador Juscelino Kubitschek em 1954. Funciona no prédio sede, situado na Praça da Liberdade, nº 21, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer . Compõe o complexo bibliotecário, também, o prédio Anexo Professor Francisco Iglesias, localizado na Rua da Bahia, 1889. Atualmente, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais integra o Circuito Liberdade.

A instituição possui mais de 500.000 mil exemplares, entre livros, revistas e jornais históricos. Seu acervo reúne obras representativas da produção intelectual de escritores brasileiros e estrangeiros,  que podem ser encontradas não apenas no setor de empréstimo, mas, também, em coleções específicas localizadas em diferentes setores da biblioteca, como, por exemplo, a coleção de autores mineiros (Mineiriana), coleção de obras raras e especiais (Patrimonial), coleção de periódicos antigos (Hemeroteca), coleção infantojuvenil (BIJU) e acervo em Braille. A estrutura física da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais possui ainda salas de estudo e de pesquisa via internet, sala de cursos, galerias de arte, além de um teatro com moderno suporte tecnológico para um público de 191 pessoas. Seus prédios recebem, diariamente, cerca de 660 pessoas, entre crianças, jovens, adultos, pesquisadores de várias áreas do conhecimento e pessoas com deficiência visual.

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais também desenvolve programas e ações sociais de mediação e incentivo ao livro e à leitura, através de atividades como “Hora do Conto e da Leitura”, apresentações teatrais, “Jornada do Direito”, bem como cursos, palestras, oficinas, visitas guiadas, exposições temáticas e literárias e serviços de extensão bibliotecária por meio do Carro-Biblioteca e Caixa-Estante.

A instituição passa, neste momento, por processos de modernização de infraestrutura física, tendo como base o projeto original de Oscar Niemeyer.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco