Exposição Literárias Itinerantes

Exposições Itinerantes

As exposições literárias itinerantes elaboradas pela Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) fazem parte do programa de incentivo à leitura da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) junto às bibliotecas públicas e comunitárias mineiras.

Cada mostra, constituída por banners ou painéis, contém a síntese da obra de um autor ou extratos de um livro muito significativo na história da literatura ou ainda textos relacionados a um tema de interesse dos leitores da biblioteca pública. A eles, as exposições são destinadas, visando a despertar, motivar ou renovar o prazer da leitura literária.

Ao levar a exposição para uma cidade do interior, a biblioteca pública municipal deve promover atividades que destaquem o autor ou o tema da mostra em questão. Como o objetivo do programa é promover a leitura e a formação de novos leitores, é extremamente importante que essas atividades tenham como protagonista o texto. Isto é, a programação cultural em torno da exposição deve ter como propósito incentivar a leitura dos textos expostos nos painéis e de outros pelos quais os leitores tiverem seu interesse despertado.

As exposições são emprestadas por trinta dias, incluídos os períodos de montagem e desmontagem. Para fazer uma solicitação de empréstimo, o coordenador da biblioteca deve entrar em contato com a equipe do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais para ver a disponibilidade de datas da exposição desejada e depois enviar um ofício para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br.

O empréstimo das exposições é realizado exclusivamente para bibliotecas públicas e comunitárias de Minas Gerais, regularmente cadastradas no SEBPMG.

Passo a passo para realizar uma exposição literária.

Exposições

Pular para o conteúdo
Fale Conosco