Braille
O Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi fundado em 21 de janeiro de 1965 com o objetivo de possibilitar às pessoas com deficiência visual alcance irrestrito à cultura e à informação. Ao longo de sua história, consolidou-se como um espaço de trabalho e convivência, fundamentado nos princípios da promoção humana, do voluntariado e da inclusão social.
No setor, o público com deficiência visual tem acesso garantido à informação e à literatura, pois há diversos livros, periódicos, revistas e materiais acessíveis em áudio e em Braille, bem como diversos filmes com audiodescrição. Estão disponíveis, também, vários equipamentos para uso dentro da instituição (linha braille, computadores com leitores de tela e acesso à internet, lupas eletrônicas, máquinas Perkins, regletes, equipamento de visão artificial, OrCam MyEye).
São promovidos estudos, orientação para pesquisas e leitura viva-voz por meio de trabalho voluntário, auxílio em inscrições para concursos e diversas atividades de incentivo à leitura (Tempo Para Ler, Clube de Leitura, Café com Poesia etc.). Há, também, palestras voltadas ao interesse das pessoas com deficiência visual.
No Setor Braille, o usuário tem sua inserção cultural e social facilitada.
Serviço Voluntário
O Setor Braille conta com um quadro de voluntários que trabalham com leitura viva-voz, transcrições de textos e gravações de audiolivros. O trabalho voluntário é realizado de acordo com a disponibilidade de tempo de cada pessoa e em conformidade com a demanda dos nossos usuários, dentro do horário de funcionamento do Setor. Para se tornar um voluntário, é necessário entrar em contato com o setor para manifestar o interesse e aguardar o retorno.
Cadastro de Leitor
Para se tornar um usuário e usufruir dos serviços oferecidos pelo Braille, basta se dirigir ao setor com um documento de identidade, um comprovante de residência e fazer seu cadastro.
*No caso de menores de 16 anos, apresentar documento do menor e de um responsável legal, além do comprovante de residência.
*Para os deficientes visuais com baixa visão, é importante, além dos documentos citados acima, trazer um laudo médico que comprove a deficiência.
Horário de Funcionamento
Segunda a sexta, 8h às 18h.
Praça da Liberdade, 21 – 2º andar
E-mail: braille.bilbioteca@secult.mg.gov.br