A Superintendência e Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais (SUBSL) recebe com alegria doações de livros, materiais bibliográficos e audiovisuais. Quem avalia e decide para onde vai cada item é uma equipe de experientes bibliotecários, sempre com base na nossa Política de Desenvolvimento de Acervos.

Quais são os materiais mais valiosos para as bibliotecas públicas?

 

§  livros de literatura;

§  livros informativos atualizados (menos de 5 anos de publicação);

§  primeiras edições de livros de literatura e exemplares autografados por seus autores;

§  revistas semanais (somente as do ano corrente);

§  revistas em geral (menos de 5 anos de publicação);

§  dentre outros.

 

E quais materiais não têm a ver com nosso acervo?

§  livros didáticos;

§  livros que não estão em bom estado de conservação (mofados, rasgados, sem capa, etc);

§  fitas cassete e VHS, que já estão obsoletos;

§  jornais correntes;

§  revistas de faculdades e universidades;

§  dentre outros.

 

Devem passar por avaliação prévia:

§  materiais audiovisuais (CDs, DVDs, BluRay);

§  revistas e jornais históricos;

§  dentre outros.

 

Para onde vão as doações recebidas?

§  Compor o acervo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, criada por Juscelino Kubitschek em 1954.

§  Participar dos nossos projetos de democratização – Carro-Biblioteca e Caixas-Estantes, que incentivam a leitura em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.

§  Viajar até as mais de 800 bibliotecas públicas municipais que atendemos por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais (SEBPM- MG), presente em todas as regiões de Minas Gerais.

§  Ser repassada a projetos de incentivo à leitura da sociedade civil, descentralizando assim o acesso à literatura e à informação.

Se, por algum motivo, o material recebido não se encaixar no acervo da Biblioteca, ele poderá ser doado a bibliotecas especializadas, bibliotecas universitárias, projetos de leitura, etc. ou ainda ser encaminhado para a reciclagem. A partir do momento em que recebe o material, a Biblioteca é livre para decidir como encaminhá-lo. Por isso, antes de fazer a sua doação, observe se ela se encaixa nas nossas necessidades. É a melhor forma de garantir que os itens sejam bem aproveitados.

Local de entrega das doações: Setor de Seleção e Aquisição (Praça da Liberdade, 21 – subsolo). Caso venha de carro, a entrada de carga da Biblioteca é na Rua da Bahia, s/nº (em frente ao Instituto Metodista Izabela Hendrix).

Quando vier fazer a sua doação, não deixe de preencher a Ficha de Doador. Assim, construímos um registro de quem contribui para as bibliotecas mineiras, e podemos encaminhar (com a sua permissão) convites para exposições, lançamentos de livros, cursos e outras atividades que acontecem por aqui.

Horário: somente de segunda a sexta, de 8h às 16h.

Não são emitidos recibos de doação para pessoa física.

 

ATENÇÃO: Doações de contrapartida de Leis de Incentivo

Se a sua doação é uma contrapartida prevista em um projeto de Lei de Incentivo Cultural, você precisa se dirigir ao Setor de Seleção e Aquisição (Praça da Liberdade, 21 – subsolo), de 8h às 16h (somente de segunda à sexta), para protocolar a doação e receber a documentação exigida na prestação de contas. Não serão emitidos recibos para doações deixadas em outros setores. Entre em contato com o Setor antes de trazer o seu material.

 

Ainda tem dúvidas? Consulte o setor de Seleção e Aquisição antes de trazer seus materiais: (31) 3269-1224 ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

**Infelizmente, a biblioteca não dispõe de carregadores para auxiliar no transporte dos livros. Pedimos aos doadores que venham preparados para levar os materiais, sem ajuda, até o setor de Seleção no subsolo.**