O que é

O que é

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, equipamento administrado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), foi criada em 1954, pelo então governador Juscelino Kubitscheck. O projeto arquitetônico foi confiado a Oscar Niemeyer, e a nova biblioteca nasceu com a missa ode empreender uma variedade de ações culturais, conectadas à leitura. Em 1961 a Biblioteca passou a ocupar o prédio atual, na Praça da Liberdade, e recebeu o nome de “Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa”, em homenagem ao intelectual e funcionário público que veio para o Brasil e aqui fixou residência, prestando grandes serviços ao Estado de Minas Gerais.

Desde então, são mais de seis décadas reunindo e organizando acervos bibliográficos e audiovisuais para serem colocados a serviço da comunidade; incentivando o uso do livro como fonte básica de informação, cultura e lazer; preservando e divulgando a bibliografia relativa a Minas Gerais, assim como outras áreas do conhecimento humano.

Em 2017, por decreto governamental, a Biblioteca teve o nome alterado para “Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais”, conforme lei nº 22.501, de 4 de maio de 2017.

Além do público geral, que procura a Biblioteca para estudar, ler periódicos e pegar livros emprestados, temos um público significativo de crianças e pais, que frequentam o setor infantojuvenil, e também pessoas com deficiência visual, que fazem uso dos diversos serviços do setor Braille, que funciona desde 1965. A comunidade acadêmica também é atendida pela Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, sobretudo pelos setores de Coleções Especiais e Hemeroteca Histórica. Com os serviços do Carro-Biblioteca e a Caixa-Estante, alcançamos leitores que vivem longe da região Centro-Sul ou não pode se deslocar até a Biblioteca.

Em 2000, a Biblioteca expandiu sua área e também seus serviços, transferindo para o prédio Anexo Professor Francisco Iglésias o setor de Empréstimo Domiciliar e o setor de Referência e Estudos. Em 2014, a Biblioteca foi uma das dez bibliotecas brasileiras selecionadas pelo Edital de Acessibilidade da Fundação Biblioteca Nacional. Por meio do edital, a instituição recebeu capacitação para se tornar referência em acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

Hoje, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abriga um acervo de mais de 311 mil exemplares, conta com mais de 124 mil associados e recebe cerca de 300 mil pessoas a cada ano.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco