Biblioteca Estadual disponibiliza conteúdos acessíveis para jovens e crianças nas redes sociais

Biblioteca Estadual disponibiliza conteúdos acessíveis para jovens e crianças nas redes sociais
Iniciativa é realizada em parceria com a Cia. ju-cata histórias, de Goiânia (GO) e vai oferecer diversos vídeos semanalmente no Instagram e no Facebook
 
A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em parceria com a Cia. ju-cata histórias, de Goiânia (GO), inicia em novembro uma série de conteúdos audiovisuais para crianças e jovens. Por meio do projeto “Pra ler o mundo“, uma intensa programação cultural será disponibilizada nas redes sociais da Biblioteca Estadual a partir desta quinta-feira (5/11), com a publicação do vídeo “Felicidade Clandestina”.
 
Com a proposta de estimular o hábito da leitura, utilizando recursos para além dos livros, a iniciativa tem o objetivo de crianças, pré-adolescentes e suas famílias da fantástica experiência artística, em suas múltiplas linguagens, como o teatro, a música, a yoga e as artes visuais. Ao longo dos próximos meses, um conteúdo diferente será publicado, semanalmente, no Instagram e no Facebook da Biblioteca. 
 
O primeiro vídeo, “Felicidade Clandestina”, é uma narração de história sobre uma menina, apaixonada por livros e que é constantemente provocada por uma “amiga”, filha de um dono de livraria. A relação entre as duas e a peleja de conseguir emprestado o livro sonhado são descritos por Clarice Lispector, revelando sua própria relação com a leitura, com a felicidade e também descortinando tensões sociais. Na adaptação da Cia. ju-cata histórias, o grupo conta em primeira pessoa, entremeando cenas, objetos cênicos e música
Em celebração ao mês da Consciência Negra, alguns dos vídeos divulgados ao longo de novembro tratarão da temática da representatividade das pessoas negras com diferentes recortes, como narração de histórias relacionada às culturas africanas, espetáculos teatrais e leituras de contos. Parte dos conteúdos publicados também terão recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras. 
 
Todo o material que será publicado nas redes sociais da Biblioteca Estadual já está disponível no canal do Youtube do projeto Pra ler o mundo. Clique AQUI e confira todos os vídeos já produzidos. O projeto Pra ler o mundo é realizado pela Cia. ju cata-histórias e foi viabilizado com apoio do Fundo de Arte e Cultura de Goiás, edital Literatura/2018. 
 
Pular para o conteúdo
Fale Conosco