Biblioteca Estadual recebe Gustavo Henrique Mendes, escritor de 12 anos, para bate-papo sobre seu primeiro livro publicado

Autor de “Universo Poesias”, Gustavo é o convidado da edição de maio do projeto Novos Talentos, que acontece nesta sexta-feira (28/5)

A Literatura pelo olhar de um escritor de 12 anos de idade. É a partir desse mote que a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais realiza mais uma edição do projeto “Novos Talentos”. Na sexta-feira (28/5), Gustavo Henrique Mendes participa de um bate-papo a respeito de seu primeiro trabalho, o livro “Universo Poesias” (Ed. Cartonera, 2021). Com mediação de Adriana Márcia de Deus, o evento será transmitido ao vivo pelo Instagram da Biblioteca Estadual (@bibliotecaestadaulmg), a partir das 15h.

Estudante do 7º ano do ensino fundamental, Gustavo Henrique Mendes também assina as ilustrações de seu livro de estreia. Utilizando a poesia para abordar temas atuais, “Universo Poesias” é uma obra artesanal, confeccionada no formato cartonero, técnica que usa materiais recicláveis. No caso de Universo Poesias, a capa é feita com papelão, e a embalagem do livro é produzida com páginas de jornais.

O jovem escritor iniciou sua carreira na Literatura ainda criança, quando escrevia textos e tinha o desejo de ver esse material impresso. “Eu sempre quis publicar um livro. Escrevia histórias em cadernos e assim queria tê-las impressas. Quando comecei a fazer poesia, vi que tinha o dom e continuei a escrever. Decidi que aquele (Universo Poesias) seria o meu primeiro livro”, comenta Gustavo Henrique.

Em sua obra de estreia, o autor abordou temas atuais para expressar, por meio de poesias, seus sentimentos em relação à vida. Mesmo com a pouca idade, Gustavo acredita que a iniciativa da Biblioteca Estadual com o projeto Novos Talentos é uma forma de inspirar crianças de sua idade a se aventurarem no universo da Literatura.

“Achei uma atitude muito linda que, com certeza, estimula as pessoas a entrarem no universo da escrita. As pessoas olham e se inspiram, com o sentimento de que também são capazes”, diz.

Novos Talentos
O projeto “Novos Talentos” é uma iniciativa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais para dar mais espaço e divulgação a diferentes produções da literatura e das artes em geral. Sempre na última sexta-feira de cada mês, um escritor ou artista é convidado para conversar com o público a respeito de seu trabalho. As conversas são transmitidas ao vivo pelo Instagram da Biblioteca Estadual.