A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais acaba de receber os livros das Enéadas de Plotino . A obra, que foi escrita entre 254 e 270 depois de Cristo, faz parte da história da humanidade e tem aplicação prática até os dias de hoje. 

Plotino foi um dos principais pensadores de língua grega do mundo antigo. É considerado um dos fundadores do neoplatonismo e por mais de uma década frequentou a escola de Amônio Sacas, em Alexandria. E mesmo que o nome de Plotino não seja tão difundido quanto o de outros filósofos da antiguidade, suas ideias são bem conhecidas.   

O que é a virtude, a dialética, a felicidade, o belo? Esses são alguns dos temas desenvolvidos no início das seis séries das Eneádas, apresentados de forma independente, como aulas, conectando os núcleos temáticos. Por este motivo, Plotino é hoje um dos indispensáveis pensadores da filosofia grega antiga. Seu texto fala da vida e de questões existenciais que moviam a curiosidade do homem antigo e até hoje motivam pesquisas do homem moderno.

Doação da Edições Nova Acrópole se alinha à proposta da ONU

Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), na agenda de 2030, está a seguridade da educação inclusiva e equitativa, de qualidade. Também a promoção de oportunidades de aprendizagem, ao longo da vida, para todos. 

Anteriormente, foram publicadas no Brasil edições parciais da obra de Plotino. A coleção sob o selo da Edições Nova Acrópole é a primeira tradução completa, em texto bilíngue, existente em português. 

A obra é parte da coleção Clássicos da Humanidade e a ação foi realizada visando difundir os conhecimentos e valores dos textos que fazem parte da história humana.

Curiosidades

Plotino participou de uma expedição à Pérsia e estabeleceu-se em Roma, onde fundou uma escola na qual ensinou por 26 anos. Sua atuação preservou o platonismo no Ocidente, mesmo após o fechamento da Academia de Platão, em Atenas, em 529. 

Deve-se ao discípulo Porfírio (233-305), a reunião e organização dos escritos esparsos de Plotino, que receberam o título de Enéadas.

Acervo da Biblioteca

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais possui em seu acervo mais de 500.000 exemplares de livros. Conheça um pouco mais e pesquise o acervo neste link.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco