Notícias

Imagem da fachada do prédio Luiz de Bessa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

O Instituto Abrapalavra, em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais, apresenta o Curso Online “Cartografia Narrativa: As bibliotecas como espaço de convivência entre saberes e práticas da diversidade, cultura, educação e sustentabilidade na Região Metropolitana de Belo Horizonte.” O projeto propõe aprofundar o debate sobre a importância que as bibliotecas têm nas comunidades e como seus espaços podem ser potencializados na ampliação das experiências relacionadas à educação, cultura, sustentabilidade e diversidade. Realizado pelo Abrapalavra, conta com o apoio institucional do Sistema Estadual de Bibliotecas de MG, o projeto terá como eixo transversal a contribuição das bibliotecas para o cumprimento dos ODS (Objetivos Sustentáveis da Agenda 2030). Serão realizadas formações, apresentações artísticas e um seminário de encerramento.…

Leia Mais

Imagem da fachada do prédio Luiz de Bessa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Minicurso on-line – A poesia em Minas Gerais: Penetra surdamente no reino das palavras O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais convida as equipes de bibliotecas públicas e comunitárias para o minicurso “A poesia em Minas Gerais: Penetra surdamente no reino das palavras” com a professora Flávia Figueirêdo, doutora em Estudos Literários pela UFJF, mestra em Estudos Literários pela Unimontes e licenciada em Letras Português. Flávia é servidora pública estadual, gestora de cultura, revisora de textos e, atualmente, trabalha no Arquivo Público Mineiro em Belo Horizonte. Neste minicurso, a professora Flávia Figueirêdo apresentará a apreciação da poesia como um pacto constante de suspensão de descrença, discutindo como a poesia dialoga com outros textos, tipologias, discursos e debates, aconchegando-se de maneira propositiva em nossas…

Leia Mais

Imagem da fachada do prédio Luiz de Bessa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

O Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG) convida a todos e todas para participarem do Grupo de Estudos Alexandria, uma iniciativa criada para discutir assuntos relevantes às áreas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas e comunitárias. Este ano, o Grupo se reunirá mensalmente no primeiro semestre, por videoconferência, oferecendo um momento de compartilhamento de ideias entre os participantes, gestores e comunidade, visando promover a atualização de conhecimentos e a formação continuada. Nesta edição de fevereiro do Grupo de Estudos Alexandria, será apresentado o tema a “Organização de acervos de memória”. A convidada será Marília Paiva, bibliotecária, doutora e mestre em Ciência da Informação pela Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais. Ela…

Leia Mais

Imagem da fachada do prédio Luiz de Bessa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais reabrirá ao público o prédio anexo Professor Francisco Iglesias, localizado na Rua da Bahia, 1889, no dia 27/01/2023. A obra de revitalização do prédio foi concluída e ajustes finais nos setores estão sendo realizados. No prédio Anexo, funcionam os setores de Empréstimo de Livros, Referência de Estudos, que disponibilizará um novo espaço GEEK, com jogos e quadrinhos, além da sala de estudos. Detalhes sobre o funcionamento dos setores serão informados posteriormente através do site e das redes sociais da Biblioteca. Siga a Biblioteca Pública no Instagram.

Imagem da fachada do prédio Luiz de Bessa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Janeiro é tempo de planejamento.  Temos muitos planos para mais um ano de trabalho com as bibliotecas públicas e comunitárias de Minas Gerais. Por este motivo, convidamos as equipes dessas bibliotecas para um momento de apresentação da proposta de trabalho e escuta das necessidades de quem está nos territórios. Vamos falar da terceira edição da Semana Estadual de Incentivo à Literatura, prestar esclarecimentos sobre o recadastramento das bibliotecas e apresentar alguns resultados da participação das bibliotecas no processo de pontuação no ICMS Patrimônio Cultural em 2021 e 2022. O encontro será realizado no dia 26 de janeiro, quinta-feira, às 9h, por videoconferência (Teams).  Inscrições gratuitas neste link Dúvidas podem ser enviadas para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou 31 98489-2113 (mensagem de texto). Participe! Vamos construir uma…

Leia Mais

Exposição BAX – Poesia da Fé

Já está aberta para visitação a exposição “BAX – Poesia da fé” na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Segundo a curadora da exposição e filha de Petrônio Pereira Bax, Simone de Carvalho Bax, a exposição celebra a obra do artista, que congrega “a modernidade e a mineiridade, o nascimento de Cristo e a renovação da esperança”. Mais conhecido pelos seus quadros e telas, a exposição dá destaque, também, para a produção literária de BAX, expondo poemas, livros e contribuições para alguns periódicos, como o Estado de Minas. A curadora ressalta que as obras apresentadas na exposição são raras e ainda pouco conhecidas pelos apreciadores das artes e pelo público em geral. Serviço:   Quando:  de 21 de novembro…

Leia Mais

Exposição Lendo e Escrevendo com Anne Frank

Está acontecendo no hall das Coleções Especiais, no 2º andar da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, a exposição “Lendo e escrevendo com Anne Frank”. O evento é fruto de mais uma parceria da Biblioteca com o Núcleo Anne Frank Minas Gerais, que resultou, também, em oficinas, palestras, lançamento de um livro, a criação de um mural virtual e a produção de um grafite na parede do 2º andar da Biblioteca Pública. Quase todas as atividades contaram com a participação de alunos de escolas da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. A exposição é composta por oito painéis que, dentre outras informações, ressaltam a importância da leitura e da escrita na vida de Anne Frank. A exposição é gratuita, vai até o…

Leia Mais

Em função do feriado de Corpus Christi, celebrado em 16 de junho, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais estará fechada na quinta-feira (16/6) e na sexta-feira (17/6) para atendimento ao público. O atendimento retoma normalmente a partir de segunda-feira (20/6), nos setores em que a abertura gradual das atividades já ocorre. Confira mais detalhes AQUI.

Evento virtual acontece em 30 de junho, com mediação de Diná Marques Pereira Araújo e texto de Ana Virgínia Pinheiro   Em junho, o Grupo de Estudos Alexandria chega à 7ª edição. Dessa vez, o tema do encontro é “Livro raro” e vai abordar os conceitos ligados à raridade bibliográfica no contexto das bibliotecas. Com mediação da bibliotecária, restauradora e doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG, Diná Marques Pereira Araújo, o grupo será realizado em 30/6 (quinta-feira), às 9h, em plataforma de videoconferência. A base para estudos dessa edição do Grupo de Estudos Alexandria é o texto “Livro raro: antecedentes, propósitos e definições”, de Ana Virgínia Pinheiro, disponível para consulta neste link. Antes de cada encontro, a equipe do SEBP-MG disponibiliza o…

Leia Mais

Participantes também terão a oportunidade de conhecer parte do acervo do setor de Obras Raras da Biblioteca Estadual Com a proposta de ampliar o conhecimento a respeito do universo da Literatura, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais oferece o curso gratuito “Tinta, madeira e buril – a gravura no livro impresso, séculos XV e XVI”, ministrado por Afonso Andrade. A atividade, que será realizada de forma presencial, acontece nos dias 21/6 (terça-feira) e 22/6 (quarta-feira), das 9h às 12h, no Prédio Sede da Biblioteca Estadual. Serão disponibilizadas 20 vagas, e as inscrições podem ser feitas AQUI. Após a conclusão do minicurso, os participantes receberão um certificado de participação com carga horária total de seis horas/aula. A proposta do curso é mostrar o…

Leia Mais

10/343
Skip to content
Fale Conosco