Notícias

Afromineiridades é tema de uma centena de atividades em bibliotecas em Minas Gerais.  Em atendimento ao disposto na Política Estadual do Livro (Lei 18312/2009), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e de seu Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convidou as bibliotecas públicas e comunitárias a apresentarem atividades em comemoração à IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, a ser realizada de 15 a 21 de abril de 2024. Nesta edição, celebraremos a literatura, em especial as afromineiridades, por meio de cerca de 100 atividades. Os profissionais que atuam nas bibliotecas foram convidados a realizarem atividades em homenagem especial à escritora mineira…

Read more

Na imagem, vemos uma mulher sentada em uma mesa de biblioteca lendo um livro volumoso em Braille. Ela está de perfil, concentrada na leitura com a mão esquerda folheando as páginas do livro. Ao lado do livro em Braille, há um livro com capa laranja e uma placa preta com texto em branco. Atrás dela, há um arquivo de fichas catalográficas de madeira com várias gavetas e etiquetas brancas. A cena sugere um ambiente de biblioteca tradicional dedicado à leitura e ao estudo.

Criado em 1965, o setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é uma referência de acessibilidade no Brasil e no mundo. E a divisão está ainda melhor: após investimento inédito de cerca de R$ 400 mil, recebidos ainda em 2023, o espaço agora conta com 120 novos livros em Braille, além de novos equipamentos de tecnologia assistiva. Os recursos foram oriundos da Associação de Amigos da Biblioteca, do Instituto Periférico, via projetos de Lei de Incentivo à Cultura e emenda parlamentar.  As novidades incluem uma impressora Braille, usada para produzir títulos acessíveis na própria biblioteca; uma linha Braille, dispositivo que converte o texto em caracteres Braille, permitindo que o usuário leia e interaja com conteúdos digitais; cinco óculos OrCam, que fazem…

Read more

Curta no Almoço. Sessões toda quarta, às 12h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Iniciativa faz parte das atividades de extensão do FestCurtasBH e serve como uma introdução às atividades do próximo Festival; no primeiro mês, serão exibidos filmes da Colômbia, França e Países Baixos  A tradicional faixa de programação “Curta no Almoço”, que integra o projeto FestCurtasBH.EXTENSÃO e é realizada tradicionalmente no Cine Humberto Mauro, terá uma nova sede em 2024. A partir de 3 de abril e até 23 de outubro, o público poderá desfrutar das sessões do programa no Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade. Nas quartas-feiras, às 12h30 (com reprise às 13h), serão exibidos, de forma gratuita, curtas-metragens do Brasil e do exterior que foram destaque no 25° FestCurtasBH, realizado em 2023. O objetivo principal do…

Read more

Declaração de Acervos Culturais 2024 para arquivos, bibliotecas e museus públicos de Minas Gerais  Equipamentos já podem solicitar o documento para pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural   A Diretoria do Arquivo Público Mineiro, a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e a Diretoria de Museus, unidades da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, apresentam os critérios para emissão da Declaração de Acervos Culturais no ano de 2024, exercício 2026, no âmbito do programa ICMS Patrimônio Cultural do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais, por meio do repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e…

Read more

  A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais acaba de receber os livros das Enéadas de Plotino . A obra, que foi escrita entre 254 e 270 depois de Cristo, faz parte da história da humanidade e tem aplicação prática até os dias de hoje.  Plotino foi um dos principais pensadores de língua grega do mundo antigo. É considerado um dos fundadores do neoplatonismo e por mais de uma década frequentou a escola de Amônio Sacas, em Alexandria. E mesmo que o nome de Plotino não seja tão difundido quanto o de outros filósofos da antiguidade, suas ideias são bem conhecidas.    O que é a virtude, a dialética, a felicidade, o belo? Esses são alguns dos temas desenvolvidos no início das seis séries…

Read more

Card colorido com convite para atividade on-line. No topo, à direita, estão as marcas do Minas Literária, e Minas Criativa. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para: Plantão do Sistema de Bibliotecas, com o tema IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura: Afromineiridades. O tira-dúvidas ocorrerá em 6 de fevereiro de 2024, terça-feira, às 09h, por videoconferência. Inscrições gratuitas no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br. À direita, dentro de um círculo, há uma fotografia da escritora mineira negra Carolina Maria de Jesus autografando um livro. No rodapé, encontram-se os logos do SEBP, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, e Governo de Minas.

  Em 2024, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais fará a articulação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura com o tema “Afromineiridades”. Convidamos as equipes de bibliotecas para conversar sobre a organização das atividades deste ano.   O encontro será realizado no dia 6 de fevereiro, terça-feira, às 9h, por videoconferência (Teams).  Inscrições gratuitas neste link. Por não ser uma ação de capacitação, não haverá emissão de certificado para essa atividade. Dúvidas podem ser enviadas para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou 31 98489-2113 (mensagem de texto). Participe! Vamos construir uma Minas Gerais mais leitora!    

Livros Viajantes Novo Carro-Biblioteca retoma os atendimentos nesta semana   Depois de muita expectativa, finalmente o Carro-Biblioteca está de volta. No dia 28/11, o governador Romeu Zema e o secretário de estado de cultura e turismo, Leônidas de Oliveira, participaram da inauguração realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade.   Mais espaçoso e confortável, o novo veículo tem rampa de acessibilidade e abre suas portas para que o próprio leitor vá à prateleira escolher seu livro. Nas estantes, há muita literatura brasileira, livros infanto-juvenis e de áreas do conhecimento como psicologia, filosofia e religião. Ao lado das ficções americanas e dos romances ingleses, duas novas sessões: quadrinhos e diversidade e inclusão.    Gildete Veloso, Gerente do Núcleo de Extensão…

Read more

Acervo pessoal / Bernardo Sabino 100 anos de Fernando Sabino: legado inspira exposições na Biblioteca Pública Estadual e roteiro de viagens Ano comemorativo reunirá ações e homenagens de setembro de 2023 até outubro de 2024   No ano em que se comemora o centenário de nascimento do autor belo-horizontino, celebrado no dia 12 de outubro, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e o Instituto Fernando Sabino conceberam o Ano Fernando Sabino, com programação que começa neste mês e se estenderá até outubro de 2024.  O objetivo é promover o legado do escritor, o qual inspira exposições, em cartaz até dezembro na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, entre outras ações, como oficinas, bate-papos e espetáculos, e também…

Read more

Governo de Minas lança projeto de remição de pena por leitura no Ceresp-Betim Equipamento chegou na unidade prisional nesta sexta-feira (28/7), com cerca de cem livros previamente selecionados O Governo de Minas Gerais anuncia mais um projeto de remição de pena por leitura com a inauguração de uma Caixa-Estante no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp). O equipamento chegou na unidade prisional nesta sexta-feira (28/7), com cerca de cem livros previamente selecionados, marcando a parceria entre a Secretaria de Estado Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Ceresp-Betim. A iniciativa integra o Programa Minas Literária e…

Read more

Card Pontos de Leitura

Pontos de leitura são ações culturais de base comunitária voltadas para a promoção do livro e leitura que, ao mesmo tempo, ajudam a combater a desigualdade e promover a diversidade. Realizadas em bibliotecas comunitárias, são iniciativas coletivas, criadas e mantidas por uma determinada comunidade, sem intervenção do poder público, com ações voltadas à mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro.

Read more

10/370
Pular para o conteúdo
Fale Conosco