Notícias

Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais promove exposição gratuita com 32 obras do setor de Coleções Especiais  A Biblioteca Pública Estadual abre no dia 17 de julho a exposição gratuita “Leituras e afetos: marcas dos leitores nos livros das Coleções Especiais”. A mostra reúne a seleção de 32 obras dos séculos XVII ao XX. Nela, o visitante pode apreciar marcas como desenhos, comentários, dedicatórias inusitadas e outras intervenções feitas por leitores nas páginas dos livros. Afonso Estevam de Andrade Júnior, gestor de Cultura da Biblioteca Pública Estadual, foi quem organizou a exposição. Ele explica o que se pode encontrar nas páginas dos livros: “há comentários lacônicos; empolgação ou decepção com uma obra; uma lista de compras; o registro de desaparecimento de um escravizado;…

Read more

Evento contemplou a instituição com placa comemorativa e com medalhas a leitores assíduos Uma alegria tomou conta de todos os convidados presentes no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais no dia 20 de junho. Foi realizada, no local, homenagem especial pelos 70 anos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. O evento contou com a presença de deputados e demais autoridades, bem como de servidores públicos, leitores proeminentes, escritores, artistas, admiradores e outros participantes. Entre os participantes que compuseram a mesa na solenidade no plenário estavam a secretária adjunta de Estado de Cultura e Turismo, Josiane de Souza, e a coordenadora do Núcleo da Biblioteca Pública Eliani Gladyr. No pronunciamento aos presentes, Eliani lembrou da história da instituição e de sua importância…

Read more

Prezada leitora, prezado leitor, acabamos de completar 70 anos e, ao longo de sete décadas, construímos uma trajetória marcada pela dedicação ininterrupta à arte, à literatura e à cultura no Estado. Somos um dos equipamentos culturais mais estimados, continuamente empenhados em democratizar o acesso ao livro e enriquecer o conhecimento da população mineira. Para celebrar este marco significativo, temos a honra de convidá-lo(a) para uma Reunião Especial em nossa homenagem, que será realizada no Plenário Juscelino Kubitscheck da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, no dia 20 de junho, às 19h. Para participar, é necessário confirmar sua presença pelo WhatsApp (31) 99076-7294, ou CLICANDO AQUI . O evento, além de ser aberto ao público, será transmitido ao vivo pela TV Assembleia e pelo canal…

Read more

Até 14 de julho, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais participa do Modernos Eternos BH 9ª Edição, importante evento cultural voltado para os campos da arquitetura, design, décor, arte, história, gastronomia e entretenimento, conhecido por promover a união do passado com o presente em experiências únicas e inovadoras. Este ano, uma das extensões do evento acontece na Passarela Cultura da Biblioteca (Prédio Anexo Professor Francisco Iglesias – Rua da Bahia, 1.889 – 2º piso Savassi, de segunda a sexta-feira, de 09 as 18h), com a mostra dos artistas plásticos Zanne Neiva, Angélica Santana, Elaine Cosfer e Lucas Castilho. O público pode ainda conferir uma exposição com obras de literatura de cordel no mesmo espaço. O Modernos e Eternos BH tem como base…

Read more

Espaço cultural em funcionamento a mais tempo na Praça da Liberdade, com acervo que conta com mais de 570 mil exemplares e 80 mil títulos para empréstimo domiciliar  Equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais, a Biblioteca Pública Estadual comemora no dia 02 de junho 70 anos. Integrante do Circuito Liberdade, é o mais antigo da Praça da Liberdade, um dos mais importantes locais turísticos de Belo Horizonte. Seu acervo possui mais de 570 mil exemplares composto por livros, revistas e jornais históricos, distribuídos em dois prédios (Edifício sede e Anexo) que somam uma área construída de mais de 9 mil metros quadrados. Por mês, são mais de três mil leitores que retiram obras via Setor…

Read more

Na imagem, vemos uma mulher sentada em uma mesa de biblioteca lendo um livro volumoso em Braille. Ela está de perfil, concentrada na leitura com a mão esquerda folheando as páginas do livro. Ao lado do livro em Braille, há um livro com capa laranja e uma placa preta com texto em branco. Atrás dela, há um arquivo de fichas catalográficas de madeira com várias gavetas e etiquetas brancas. A cena sugere um ambiente de biblioteca tradicional dedicado à leitura e ao estudo.

Criado em 1965, o setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais é uma referência de acessibilidade no Brasil e no mundo. E a divisão está ainda melhor: após investimento inédito de cerca de R$ 400 mil, recebidos ainda em 2023, o espaço agora conta com 120 novos livros em Braille, além de novos equipamentos de tecnologia assistiva. Os recursos foram oriundos da Associação de Amigos da Biblioteca, do Instituto Periférico, via projetos de Lei de Incentivo à Cultura e Emenda Parlamentar do Deputado Estadual Charles Santos.  As novidades que foram adquiridas por meio da Emenda Parlamentar incluem uma impressora Braille, usada para produzir títulos acessíveis na própria biblioteca; uma linha Braille, dispositivo que converte o texto em caracteres Braille, permitindo que…

Read more

Curta no Almoço. Sessões toda quarta, às 12h30, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.

Iniciativa faz parte das atividades de extensão do FestCurtasBH e serve como uma introdução às atividades do próximo Festival; no primeiro mês, serão exibidos filmes da Colômbia, França e Países Baixos  A tradicional faixa de programação “Curta no Almoço”, que integra o projeto FestCurtasBH.EXTENSÃO e é realizada tradicionalmente no Cine Humberto Mauro, terá uma nova sede em 2024. A partir de 3 de abril e até 23 de outubro, o público poderá desfrutar das sessões do programa no Teatro da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade. Nas quartas-feiras, às 12h30 (com reprise às 13h), serão exibidos, de forma gratuita, curtas-metragens do Brasil e do exterior que foram destaque no 25° FestCurtasBH, realizado em 2023. O objetivo principal do…

Read more

Declaração de Acervos Culturais 2024 para arquivos, bibliotecas e museus públicos de Minas Gerais  Equipamentos já podem solicitar o documento para pontuação no Programa ICMS Patrimônio Cultural   A Diretoria do Arquivo Público Mineiro, a Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e a Diretoria de Museus, unidades da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, apresentam os critérios para emissão da Declaração de Acervos Culturais no ano de 2024, exercício 2026, no âmbito do programa ICMS Patrimônio Cultural do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais. O ICMS Patrimônio Cultural é um programa de incentivo à preservação do patrimônio cultural do Estado de Minas Gerais, por meio do repasse de recursos para os municípios que preservam seu patrimônio e…

Read more

  A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais acaba de receber os livros das Enéadas de Plotino . A obra, que foi escrita entre 254 e 270 depois de Cristo, faz parte da história da humanidade e tem aplicação prática até os dias de hoje.  Plotino foi um dos principais pensadores de língua grega do mundo antigo. É considerado um dos fundadores do neoplatonismo e por mais de uma década frequentou a escola de Amônio Sacas, em Alexandria. E mesmo que o nome de Plotino não seja tão difundido quanto o de outros filósofos da antiguidade, suas ideias são bem conhecidas.    O que é a virtude, a dialética, a felicidade, o belo? Esses são alguns dos temas desenvolvidos no início das seis séries…

Read more

Card colorido com convite para atividade on-line. No topo, à direita, estão as marcas do Minas Literária, e Minas Criativa. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para: Plantão do Sistema de Bibliotecas, com o tema IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura: Afromineiridades. O tira-dúvidas ocorrerá em 6 de fevereiro de 2024, terça-feira, às 09h, por videoconferência. Inscrições gratuitas no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br. À direita, dentro de um círculo, há uma fotografia da escritora mineira negra Carolina Maria de Jesus autografando um livro. No rodapé, encontram-se os logos do SEBP, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, e Governo de Minas.

  Em 2024, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais fará a articulação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura com o tema “Afromineiridades”. Convidamos as equipes de bibliotecas para conversar sobre a organização das atividades deste ano.   O encontro será realizado no dia 6 de fevereiro, terça-feira, às 9h, por videoconferência (Teams).  Inscrições gratuitas neste link. Por não ser uma ação de capacitação, não haverá emissão de certificado para essa atividade. Dúvidas podem ser enviadas para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou 31 98489-2113 (mensagem de texto). Participe! Vamos construir uma Minas Gerais mais leitora!    

10/374
Pular para o conteúdo
Fale Conosco