Notícias

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais apoia a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que, junto às suas 28 Unidades Regionais de Saúde, está coordenando o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito em todo o estado. Neste sábado (24/02), serão realizados mutirões comunitários para eliminar os focos de Aedes aegypti, além de ações de mobilização para orientação e conscientização da população sobre a eliminação dos focos do mosquito que transmite a dengue, chikungunya e zika. As prefeituras que ainda não fazem parte do movimento podem procurar a Unidade Regional de Saúde! Mais informações em: www.saude.mg.gov.br/aedes

  A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais acaba de receber os livros das Enéadas de Plotino . A obra, que foi escrita entre 254 e 270 depois de Cristo, faz parte da história da humanidade e tem aplicação prática até os dias de hoje.  Plotino foi um dos principais pensadores de língua grega do mundo antigo. É considerado um dos fundadores do neoplatonismo e por mais de uma década frequentou a escola de Amônio Sacas, em Alexandria. E mesmo que o nome de Plotino não seja tão difundido quanto o de outros filósofos da antiguidade, suas ideias são bem conhecidas.    O que é a virtude, a dialética, a felicidade, o belo? Esses são alguns dos temas desenvolvidos no início das seis séries…

Read more

Card colorido com convite para atividade on-line. No topo, à direita, estão as marcas do Minas Literária, e Minas Criativa. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para: Plantão do Sistema de Bibliotecas, com o tema IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura: Afromineiridades. O tira-dúvidas ocorrerá em 6 de fevereiro de 2024, terça-feira, às 09h, por videoconferência. Inscrições gratuitas no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br. À direita, dentro de um círculo, há uma fotografia da escritora mineira negra Carolina Maria de Jesus autografando um livro. No rodapé, encontram-se os logos do SEBP, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, e Governo de Minas.

  Em 2024, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias de Minas Gerais fará a articulação da IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura com o tema “Afromineiridades”. Convidamos as equipes de bibliotecas para conversar sobre a organização das atividades deste ano.   O encontro será realizado no dia 6 de fevereiro, terça-feira, às 9h, por videoconferência (Teams).  Inscrições gratuitas neste link. Por não ser uma ação de capacitação, não haverá emissão de certificado para essa atividade. Dúvidas podem ser enviadas para sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou 31 98489-2113 (mensagem de texto). Participe! Vamos construir uma Minas Gerais mais leitora!    

Livros Viajantes Novo Carro-Biblioteca retoma os atendimentos nesta semana   Depois de muita expectativa, finalmente o Carro-Biblioteca está de volta. No dia 28/11, o governador Romeu Zema e o secretário de estado de cultura e turismo, Leônidas de Oliveira, participaram da inauguração realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade.   Mais espaçoso e confortável, o novo veículo tem rampa de acessibilidade e abre suas portas para que o próprio leitor vá à prateleira escolher seu livro. Nas estantes, há muita literatura brasileira, livros infanto-juvenis e de áreas do conhecimento como psicologia, filosofia e religião. Ao lado das ficções americanas e dos romances ingleses, duas novas sessões: quadrinhos e diversidade e inclusão.    Gildete Veloso, Gerente do Núcleo de Extensão…

Read more

Acervo pessoal / Bernardo Sabino 100 anos de Fernando Sabino: legado inspira exposições na Biblioteca Pública Estadual e roteiro de viagens Ano comemorativo reunirá ações e homenagens de setembro de 2023 até outubro de 2024   No ano em que se comemora o centenário de nascimento do autor belo-horizontino, celebrado no dia 12 de outubro, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, e o Instituto Fernando Sabino conceberam o Ano Fernando Sabino, com programação que começa neste mês e se estenderá até outubro de 2024.  O objetivo é promover o legado do escritor, o qual inspira exposições, em cartaz até dezembro na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, entre outras ações, como oficinas, bate-papos e espetáculos, e também…

Read more

Governo de Minas lança projeto de remição de pena por leitura no Ceresp-Betim Equipamento chegou na unidade prisional nesta sexta-feira (28/7), com cerca de cem livros previamente selecionados O Governo de Minas Gerais anuncia mais um projeto de remição de pena por leitura com a inauguração de uma Caixa-Estante no Centro de Remanejamento do Sistema Prisional de Betim (Ceresp). O equipamento chegou na unidade prisional nesta sexta-feira (28/7), com cerca de cem livros previamente selecionados, marcando a parceria entre a Secretaria de Estado Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB) e Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Ceresp-Betim. A iniciativa integra o Programa Minas Literária e…

Read more

Card Pontos de Leitura

Pontos de leitura são ações culturais de base comunitária voltadas para a promoção do livro e leitura que, ao mesmo tempo, ajudam a combater a desigualdade e promover a diversidade. Realizadas em bibliotecas comunitárias, são iniciativas coletivas, criadas e mantidas por uma determinada comunidade, sem intervenção do poder público, com ações voltadas à mediação de leitura, criação literária e ampliação do acesso ao livro.

Read more

Leitura Inclusiva

O Programa Minas Literária, uma iniciativa que visa promover a leitura, cultura e inclusão, realizará ações em parceria com a Rede de Leitura Inclusiva, articulada pela Fundação Dorina Nowill para Cegos. As atividades estão previstas para acontecer em Belo Horizonte e Santa Luzia, com o objetivo de estimular o acesso à leitura e disseminar a cultura inclusiva.

Read more

SUPLEMENTO LITERÁRIO O Suplemento Literário de Minas Gerais (SLMG) foi criado em 1966 e segue como um dos mais respeitados periódicos do gênero no Brasil. Edições do Suplemento Literário HISTÓRIA Por Jaime Prado Gouvêa A história do Suplemento Literário do Minas Gerais começou pelas estradas pobres do Norte de Minas Gerais, no início do governo de Israel Pinheiro, em meados dos anos 60 do século passado: o Governador notou que cerca de 200 localidades daquela região estavam virtualmente isoladas, sem receber jornais ou informações de espécie alguma do resto do País.  Apenas o “Minas Gerais”, órgão oficial, e, portanto, obrigatório em repartições públicas, chegava até lá, mas levando apenas leis, decretos e atos administrativos. Preocupado com essa lacuna, o Governador recomendou ao então diretor da Imprensa…

Read more

O que é? O Governo de Minas Gerais apresenta Minas Literária, um programa intersetorial entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – SECULT – e a Secretaria de Estado de Educação – SEE, para execução da Política Estadual do Livro (Lei nº 18.312/2009, e suas atualizações), que objetiva fomentar e promover o acesso ao livro e à leitura em todo o Estado. CONHEÇA OS 3 EIXOS DO MINAS LITERÁRIA Transversalidade entre Educação, Cultura e Turismo Ampliação e Inovação do Suplemento Literário de Minas Gerais Criação Rede de Bibliotecas Integra Geraes Os três eixos que orientam a estrutura do Minas Literária tem como objetivos a ampliação da oferta de atividades culturais para estudantes da rede pública de ensino; a obtenção de um…

Read more

10/367
Pular para o conteúdo
Fale Conosco