Capacitação para Gestores Públicos Municipais: Preservação de Acervos

Atividade é voltada paragestores públicos de municípios que estejam com suas bibliotecas públicas em situação regular junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais

A Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais (SEBPM), promoverá, no dia 25 de junho, terça-feira, mais uma edição do curso de capacitação para gestores públicos municipais, com o tema Preservação de acervos. A formação abordará aspectos relativos à gestão de riscos em bibliotecas, bem como a identificação das possibilidades e probabilidades de danos para tentar controlá-los.

Serão trabalhados os conceitos de danos, tais como forças físicas, criminosos, fogo, água, pestes, contaminantes, luz/UV, temperatura, umidade relativa e dissociação. Além disso, serão realizados exercícios práticos em dois equipamentos culturais do Circuito Liberdade. As atividades serão conduzidas por Wagner Aquino, Subtenente do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e bacharel em História, Diane Lopes de Almeida, arquiteta urbanista e bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, Thais Hoelzle, engenheira civil e também bacharel em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis, e pela equipe do SEBPM.

Serão disponibilizadas 70 vagas gratuitas e poderão participar representantes de municípios que estejam com suas bibliotecas públicas em situação regular junto ao Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais. As inscrições estão abertas até as 12h do dia 24 de junho e podem ser feitas pelo link https://forms.gle/2Z8cxtwVm4xeoP729. Cada município pode inscrever até dois representantes, com prioridade para secretários e secretárias de pastas municipais e responsáveis por bibliotecas públicas.

Curso de capacitação para gestores públicos municipais: preservação de acervos

Data: 25 de junho (terça-feira), das 8h30min às 17h

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Anexo Francisco Iglésias – Rua da Bahia, 1889 – 2º andar – Funcionários – BH/MG.

Inscrições até 24/06: https://forms.gle/2Z8cxtwVm4xeoP729

Informações: sistema.sub@cultura.mg.gov.br ou 31 3269-1202/1252