Curso de Capacitação para Gestores Públicos Municipais: preservação de acervos.

A Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais promove, no dia 27 de novembro, o Curso de Capacitação para Gestores Públicos Municipais: preservação de acervos, com o objetivo de orientar os gestores públicos municipais, em especial Secretários de Cultura e Coordenadores de Bibliotecas Públicas, sobre as principais questões de preservação e conservação preventiva de acervos bibliográficos.

Os acervos bibliográficos sofrem danos de várias naturezas, desde fatores intrínsecos à produção do papel à armazenagem inadequada. No curso serão abordados aspectos relativos a gerenciar riscos em bibliotecas, bem como identificar as possibilidades e probabilidades de danos para tentar controlá-las. Serão trabalhados os conceitos de danos, tais como forças físicas, criminosos, fogo, água, pestes, contaminantes, luz/UV, temperatura, umidade relativa e dissociação. Além disso, serão realizados exercícios práticos em equipamentos culturais do Circuito Liberdade.

O curso será conduzido por Hélvia Vorcaro e Maria Helena Quina. Hélvia é historiadora, encadernadora pela Imprensa Oficial de Minas Gerais, restauradora de livros e documentos planos pela Biblioteca Nacional e pesquisadora de insetos, fungos e roedores que atacam acervos patrimoniais pelo Museu Nacional. Foi curadora do Palácio da Liberdade e é restauradora de livros da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário. Maria Helena Horta Quina é restauradora de Acervo Bibliográfico e Obras Raras da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Possui expertise em restauração, conservação e obturação de documentos históricos, pelo Arquivo Público Mineiro, e em preservação, climatização e adequação ambiental em espaços de acervos, pelo Observatório Nacional do Rio de Janeiro.

A participação é gratuita e limitada a DOIS representantes por município. Vagas ofertadas a 70 participantes.

As inscrições podem ser feitas por meio do formulário neste link: https://goo.gl/forms/DsLRckEFoZaY42AH3

Serviço:
Curso de Capacitação para Gestores Públicos Municipais: preservação de acervos.
Data e horário: 27 de novembro de 2018, das 8h30min às 17h30min.
Local: Sala de Cursos da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Anexo Professor Francisco Iglésias – Rua da Bahia, 1889 – Funcionários – BH/MG
Número de vagas: 70 participantes
Inscrições gratuitashttps://goo.gl/forms/DsLRckEFoZaY42AH3