Escritor Jota Neris é o convidado da próxima edição do projeto Novos Talentos

Bate-papo será transmitido pelo Instagram da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais na sexta-feira, 27 de agosto

A edição de agosto do projeto Novos Talentos recebe um convidado que saiu de Aracatu, no Sertão da Bahia, e que tem fortes laços com o Norte de Minas Gerais. Jota Neris, autor de 19 obras literárias, entre coletâneas e publicações independentes, vai bater um papo ao vivo pelo Instagram da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (@bibliotecaestadualmg) sobre sua trajetória na literatura, os desafios da carreira de escritor e as inspirações na vida de quem se dedica ao universo da Literatura. Com mediação de Eliani Gladyr, a transmissão acontece na sexta-feira (27/8), às 15h.

O autor, que se inspira em cenas do cotidiano para compor seus trabalhos, iniciou sua trajetória literária ainda criança. Para ele, escrever é uma instância da via que evoca diferentes sensações. “Literatura mexe com sentimentos, emoção, pensamento. Sempre gostei muito de livros, filmes, históricas épicas. Sempre tive um contato muito bom com a literatura e escrita de uma forma geral, desde menino já comecei a fazer meus rabiscos e, de lá pra cá, não parei mais”, conta.

Membro do Coletivo dos Poetas e Escritores do Vale do Jequitinhonha, projeto que evidencia o trabalho de escritores já conhecidos e de novos talentos, Jota Neris acredita que, por meio do projeto Novos Talentos, o público tem a oportunidade de se aproximar dos autores. O escritor explica que a região de onde vem é um celeiro de artistas e que deve ter cada vez mais espaço no cenário da produção cultural mineira.

Acho esse projeto uma iniciativa muito boa, porque é uma forma de incentivar leitores, é um espaço que é dado também para o escritor e uma maneira de aproximar a gente do público. Participar desse bate-papo ajuda a diminuir as distâncias. Meu trabalho é voltado para o homem da roça, do sertão, então fico muito satisfeito com esse olhar cuidadoso da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais em valorizar a arte e a cultura que vêm do Vale do Jequitinhonha”, finaliza.

Durante o bate-papo com o público, Neris também vai dar mais detalhes sobre seus próximos projetos literários, o que inclui a possível publicação de um romance que ele começou a escrever durante o período de pandemia.

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais integra o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.