Exposição Literária Itinerante “Pirotecnias: Murilo Rubião 100 anos

Exposição Literária Itinerante “Pirotecnias: Murilo Rubião 100 anos

Exposição Literária Itinerante “Pirotecnias: Murilo Rubião 100 anos” na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

 

A partir do dia 6 maio, na Passarela Cultural da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, estará à disposição dos leitores e frequentadores a exposição literária itinerante “Pirotecnicas: Murilo Rubião 100 anos”. Com curadoria do professor Cleber Cabral e design de Clerio Ramos, a exposição é uma homenagem ao grande contista mineiro, considerado a maior expressão do realismo fantástico em língua portuguesa.

Murilo Rubião nasceu em Carmo de Minas e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi redator da Folha de Minas e diretor da Rádio Inconfidência.Em 1947, lançou seu primeiro livro de contos, O ex-mágico, que não teve grande repercussão na época. Em 1951, ocupou a função de chefe de gabinete do governador Juscelino Kubitschek, ocupando depois outros cargos políticos. Em 1966 foi designado para organizar o Suplemento Literário do Diário Oficial Minas Gerais, que se tornou um dos melhores órgãos de imprensa cultural já surgidos no país. Em 1974 publicou O pirotécnico Zacarias, que trouxe bastante reconhecimento ao escritor.

O programa Exposições Literárias Itinerantes é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais, diretoria da Superintendência de Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário, junto às bibliotecas públicas municipais, desde 2000, com o intuito de incentivar a leitura literária e formar leitores em todo o estado. Cada mostra, composta por banners ou painéis, contém a síntese da obra de um autor ou extratos de um livro muito significativo na história da literatura ou ainda textos relacionados a um tema, com o objetivo de despertar, motivar ou renovar o prazer da leitura literária, além de divulgar seus acervos.

A partir de junho, a exposição ficará à disposição para empréstimo das mais de 800 bibliotecas públicas municipais. Atualmente, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais possui cerca de 50 exposições, entre elas: 200 anos dos sonhos de um escritor, de Hans Christian Andersen; 400 anos de Dom Quixote de la Mancha, de Cervantes; 50 anos do livro Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa; A Literatura nas Quatro Linhas: O Futebol em Verso & Prosa; Assombros e Espantos na Fantasfera Nacional; Bruxa? Quem tem medo de bruxa?; Das contingências do amor; É o Bicho!; Geometria do Amor; Reinações da Emília; Era uma vez… Charles Perrault; Hoje tem Festa no Meio do Caminho, de Carlos Drummond de Andrade.

Evento/Atividade: Exposição literária itinerante “Pirotecnias: Murilo Rubião 100 anos.”

Local: Passarela Cultural da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Rua da Bahia, 1889, 2º andar. Belo Horizonte/MG

Data: de 6 a31 de maio de 2019

Horário:de 10h às 18h.

Informações: sistema.sub@cultura.mg.gov.bre 31 3269-1202.

Entrada Gratuita 

 

Pular para o conteúdo
Fale Conosco