Afromineiridades é tema de uma centena de atividades em bibliotecas em Minas Gerais.

Em atendimento ao disposto na Política Estadual do Livro (Lei 18312/2009), o Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas e de seu Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convidou as bibliotecas públicas e comunitárias a apresentarem atividades em comemoração à IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura, a ser realizada de 15 a 21 de abril de 2024.

Nesta edição, celebraremos a literatura, em especial as afromineiridades, por meio de cerca de 100 atividades. Os profissionais que atuam nas bibliotecas foram convidados a realizarem atividades em homenagem especial à escritora mineira Carolina Maria de Jesus, em comemoração a seu 110º aniversário de nascimento. Para isso, as bibliotecas planejaram uma variedade de ações de incentivo à leitura literária para vários públicos.

Esse é um convite à comunidade para ler, discutir e compartilhar textos produzidos por afrodescendentes nas Minas e nos Gerais. Através dessas atividades, as bibliotecas terão a oportunidade de se tornarem centros pulsantes de promoção das culturas e das artes afro-diaspóricas, por meio de manifestações da tradição oral. Ademais, é também uma oportunidade de realizar atividades que divulguem e valorizem o acervo de memória local presente nas nossas bibliotecas.

Entre as atividades propostas, destacam-se: saraus; rodas de conversas, de samba e de capoeira; exposições literárias; palestras; exibições de filmes; oficinas; contação de histórias e uma variedade de outras experiências enriquecedoras.

Em Belo Horizonte, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, referência de biblioteca pública para o Estado, organizará no dia 17, das 15h às 17h e das 19h às 21h, um sarau em colaboração com o grupo Palavra Viva e o coral Coro Novo, em homenagem aos escritores negros mineiros: Conceição Evaristo, Adão Ventura e Carolina Maria de Jesus.

Na Biblioteca Pública do Centro Cultural Vila Marçola, também em Belo Horizonte, está programada para o dia 17, às 16h, uma roda de conversa, envolvendo a leitura e o compartilhamento de trechos das obras da escritora Carolina Maria de Jesus.

Já na Biblioteca de Capoeira e Cultura Afro (Capoteca), também na capital mineira, serão realizadas no dia 20, às 9h, a leitura e a contação de histórias sobre a cultura da capoeira, da história da África e do povo negro em Minas Gerais, abrangendo figuras ilustres como Chico Rei, Chica da Silva, Pedro Cem, entre outros.

Em Campanha, a Biblioteca do Museu da Conversa Macanuda realizará, dentre outras atividades, a exposição de livros “Afromineiridades”, destacando autores regionais que abordam essa temática.

Em Guarda-Mor, a Biblioteca Pública Municipal Prof. Caetano de Faria, promoverá no dia 15, às 9h, a exposição “Afromineiridades no acervo da biblioteca de Guarda-Mor” para destacar autores locais afrodescendentes, celebrar a diversidade cultural e promover a literatura local.

Em Itaguara, a Biblioteca Pública Municipal Guimarães Rosa realizará no dia 19, às 19h, um encontro de Dança Circular com participação especial do Congado Itaguarense. Durante o encontro, serão apresentadas danças e cantos que narram a cultura e tradição dos povos locais.

Em Mateus Leme, a Biblioteca Pública Municipal Geraldo Alves de Oliveira promoverá no dia 17, às 9h, a palestra “Racismo, inclusão e representatividade”, que será ministrada por Tat’etu Arabomi, juntamente com a exibição do documentário “Raízes do Candomblé de Angola”.

Em Nova Era, a Biblioteca Pública Municipal Ely de Araújo realizará no dia 18, às 15h, o “Slam de poesia”, uma competição poética em que a poesia ganhará vida por meio da voz e do corpo dos participantes, criando uma atmosfera de conexão e reflexão.

A IV Semana Estadual de Incentivo à Literatura é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, por meio da Diretoria de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, que coordena o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, em parceria com as bibliotecas públicas e comunitárias. Para mais informações, acesse o folheto digital com a programação completa, disponível no link: