Leia Mulheres promove leitura, troca e protagonismo feminino na literatura

Leia Mulheres promove leitura, troca e protagonismo feminino na literatura

Desde 2015, o clube de leitura Leia Mulheres reúne leitores e leitoras em torno do objetivo de ler mais autoras. O projeto, que tem edições em diversas cidades do Brasil, também acontece em Belo Horizonte com encontros mensais realizados na penúltima quarta-feira de cada mês, às 19 horas, de forma intercalada entre dois espaços culturais da capital: a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade, e o Centro de Referência das Juventudes (CRJ), na rua Guaicurus, no Centro.

Aberto ao público e sem necessidade de inscrição prévia, o clube convida qualquer pessoa interessada a participar dos debates. Mesmo quem não leu o livro do mês pode comparecer: o espaço é de acolhimento, troca e escuta, e o foco está na valorização das vozes femininas na literatura.

A dinâmica do grupo é colaborativa: a cada encontro, três obras de autoras diferentes são apresentadas pelas mediadoras e, ao final da conversa, o público escolhe — por votação — qual será a leitura do mês seguinte.

Com uma média de 25 a 30 participantes por encontro, o Leia Mulheres reúne um público diverso, composto por pessoas de diferentes idades e trajetórias. A maioria das participantes é formada por mulheres.

Segundo Mariana Castro e Ana Paula Menezes, mediadoras do Leia Mulheres BH, o clube reforça o compromisso com a visibilidade das mulheres na literatura, promovendo o acesso a obras que muitas vezes ficam à margem do mercado editorial tradicional e ampliando o repertório de leitoras e leitores que desejam conhecer novas vozes, perspectivas e narrativas.

Serviço:
Clube de leitura Leia Mulheres – BH
Quando: Penúltima quarta-feira de cada mês, às 19h
Onde: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais (Praça da Liberdade, 21) e Centro de Referência das Juventudes – CRJ (Rua Guaicurus, 50 – Centro)
Como acompanhar: Instagram @leiamulheresbh e pelo grupo do WhatsApp
Aberto ao público. Não é necessário se inscrever.

foto André Castro (@andrecastrofoto)

Pular para o conteúdo
Fale Conosco