Livros Viajantes

Novo Carro-Biblioteca retoma os atendimentos nesta semana

 

Depois de muita expectativa, finalmente o Carro-Biblioteca está de volta. No dia 28/11, o governador Romeu Zema e o secretário de estado de cultura e turismo, Leônidas de Oliveira, participaram da inauguração realizada na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, localizada na Praça da Liberdade.  

Mais espaçoso e confortável, o novo veículo tem rampa de acessibilidade e abre suas portas para que o próprio leitor vá à prateleira escolher seu livro. Nas estantes, há muita literatura brasileira, livros infanto-juvenis e de áreas do conhecimento como psicologia, filosofia e religião. Ao lado das ficções americanas e dos romances ingleses, duas novas sessões: quadrinhos e diversidade e inclusão. 

 

Gildete Veloso, Gerente do Núcleo de Extensão e Ação Regionalizada da Biblioteca Pública de MG, se entusiasma com o potencial do novo Carro: “ Vamos promover o acesso à leitura literária para pessoas que não chegariam a Praça da Liberdade. São comunidades socioeconomicamente vulneráveis, que não possuem nenhum outro equipamento cultural próximo”.

Os primeiros atendimentos já têm data marcada. A partir do dia 30 de novembro, as cidades de Vespasiano, Contagem, Sabará, Nova Lima e Belo Horizonte receberão o visitante e seus livros itinerantes. De duas em duas semanas, o Carro volta aos bairros selecionados para que os leitores possam devolver os exemplares e fazer novos empréstimos. Também é possível fazer a renovação online. A atividade dura, em média, quatro anos em cada bairro. “Com essa recorrência de visitas, a gente fideliza o leitor. Dias antes da chegada, estreitamos a comunicação com a comunidade. Com o passar do tempo, incentivamos a formação de uma biblioteca comunitária”, explica Gildete Veloso.

Projeto é realizado há mais de três décadas

O novo Carro-Biblioteca substitui o veículo que circulou pela capital de 1991 a 2023, mas com muitas interrupções. Além do desgaste do tempo, era preciso atualizar e modernizar o veículo. Isso foi possível graças à Associação dos Amigos da Biblioteca Pública Estadual que captou recursos via Lei Rouanet. 

Os atendimentos, que agora serão otimizados, seguem o mesmo padrão. Na chegada, são feitas as carteirinhas e cada leitor pode pegar quatro livros e duas revistas emprestadas.

Cronograma de atendimentos

30/11 –  Bairro Suely, em Vespasiano

04/12 – Bairro Jardim Vitória, em Contagem

05/12 – Bairro General Carneiro, em Sabará 

06/12 – Bairro Honório Bicalho, em Nova Lima 

07/12 – Bairro Nova Pampulha, em Belo Horizonte

Em função do período escolar, os atendimentos serão interrompidos no final de dezembro/2023 e retomados em fevereiro de 2024.

Para saber mais, entre em contato pelo e-mail cb.biblioteca@secult.mg.gov.br e acompanhe nossas redes sociais. Pelo site da Biblioteca Pública de Minas Gerais é possível solicitar o serviço do carro no seu bairro.

Galeria de Imagens:

Pular para o conteúdo
Fale Conosco