Lucas Andrade Ananias é o convidado do projeto Novos Talentos – Especial Semana Estadual de Incentivo à Literatura

Ação será realizada na sexta-feira, 23 de abril, por meio de plataforma de videoconferência; Autor vai conversar com o público sobre o livro “Bem-me-quer”

O escritor gaúcho Lucas Andrades Ananias é o convidado da Biblioteca Pública Estadual para a I Semana Estadual de Incentivo à Literatura, iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG). Na sexta-feira (23/4), às 15h, o autor conversa com o público sobre “Bem-me-quer” (Ed. Arte Impressa, 2021), obra de estreia de Lucas no universo da literatura. Com mediação de Eliani Gladyr, a conversa ocorrerá em plataforma de videoconferência. Acesse o link AQUI.

O romance “Bem-me-quer” conta a história do casal Luan e Amanda, que descobre um segredo após a Cápsula do Tempo ser aberta. Os jovens iniciam um romance em um momento complicado para ambos: enquanto Luan está envolvido com seu trabalho em uma agência de turismo, Amanda precisa ir a Madrid para iniciar um estágio e ajudar a irmã com os preparativos do casamento.

Apesar de ser a primeira obra do autor, “Bem-me-quer” surgiu para Lucas Ananias ainda na infância. “Na quarta série do Ensino Fundamental eu já tinha alguns dos personagens dessa história em mente. Já imaginava uma história onde um casal de namorados se separava. A história surgia na minha cabeça, desaparecia por algum tempo e depois voltava. Foram anos com essa ideia até que eu estava no mestrado e fiz uma viagem pra Espanha pra apresentar um trabalho”, comenta Lucas.

A partir de 2014, a ideia de publicar uma história se tornava mais sólida e, entre idas e vindas, o escritor passou a se dedicar ainda mais a seu projeto. “Escrevi como um desafio: quero ver se eu sei escrever. E de todas as histórias que eu tinha na cabeça, essa era a que mais me parecia possível de colocar no papel naquele momento. Pedi pra uma amiga ler o que eu escrevia. Eu mandava o capítulo e ela me pedia outro. Eu escrevia e mandava. Ela terminava de ler e eu nem tinha terminado de escrever o outro”.

Com 32 anos de idade, Lucas descobriu o gosto pela Literatura com os clássicos livros da Coleção Vaga-lume, uma das principais referências literárias para diversas gerações de crianças e jovens. “Tenho certeza de que muitos leitores da minha faixa etária também começaram por estes livros. Ficava olhando as capas dos livros e relacionava as obras aos autores. No decorrer da minha vida escolar, tudo se encadeava numa lógica muito própria. Talvez por ser filho único, eu criava histórias pra mim mesmo”, destaca Lucas.
Lucas Ananias reside em Blumenau (SC) e, além de escritor, é psicólogo, com mestrado em Educação e cursa Licenciatura em Letras pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Em breve, o livro “Bem-me-quer”, de Lucas Andrade Ananias, fará parte do acervo literário da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais.