Mostra gratuita evidencia a diversa produção de quadrinhos em Minas Gerais

“Quadrinistas Mineiros no Brasil e no Mundo” pode ser visitada até 31 de maio, na Biblioteca Estadual

Com a proposta de resgatar a vasta história de Minas Gerais no universo da produção de Quadrinhos, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em parceria com a Casa dos Quadrinhos e a Feira Mineira de Quadrinhos realiza a exposição “Quadrinistas Mineiros no Brasil e no Mundo”. A mostra gratuita conta com artes originais, impressões inéditas, material histórico, entre outros exemplares, e pode ser visitada de 18 de abril a 31 de maio, na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães.

Minas Gerais possui uma longa história de artista de quadrinhos e figuras que incentivaram o gênero. O estado é um dos maiores produtores de Histórias em Quadrinhos Independentes, também sendo reconhecido por exportar vários artistas de renome para os mercados internacionais, como Europa, Estados Unidos. Até mesmo no Japão é possível encontrar quadrinistas mineiros compartilhando sua arte com o mundo.

Parte da curadoria da exposição Quadrinistas Mineiros no Brasil e no Mundo conta com o apoio da equipe da Casa dos Quadrinhos.  No recorte da mostra, o percurso começa por artistas que ainda nos anos 1950 e 90 traziam o olhar mineiro para as publicações de âmbito nacional, como é o caso do bem-humorado e sarcástico Henfil.

A trajetória continua com os artistas que mantiveram acesa a chama dos quadrinhos autorais nos idos dos anos 1980, 1990 e 2000, como Wellington Srbek, o pessoal da Graffiti e os primórdios do Big Jack Studios. Nos anos 2010, tanto o quadrinho independente mineiro se consolida quanto nossos artistas se tornam referência no mercado nacional e internacional em uma longa lista de grandes talentos.

A exposição Quadrinistas Mineiros no Brasil e no Mundo está aberta a visitações de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 18h. Aos sábados, a mostra fica aberta das 8h às 12h. Não é necessário agendamento prévio, mas os protocolos de saúde devem ser respeitados. O uso de máscara de proteção, cobrindo nariz e boca, é obrigatório durante toda a permanência no local.