Participação cidadã nos poderes do Estado é tema das Jornadas de Direito da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Participação cidadã nos poderes do Estado é tema das Jornadas de Direito da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
IV Jornada de Direito e II Jornada Internacional de Direito serão realizadas de forma simultânea de 18 a 20 de março, debatendo várias vertentes jurídicas
 
Com a proposta de ampliar os debates sobre a participação do público nos poderes do Estado, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais realizada a IV Jornada de Direito e a II Jornada Internacional de Direito. Neste ano, os eventos vão ocorrer de forma simultânea, no prédio sede da Biblioteca, de 18 a 20 de março, e serão pautados no tema “Participação Cidadã nos Poderes do Estado”. Haverá presença de renomados juristas brasileiros, além de palestrantes da Argentina e da Colômbia.
 
A edição 2020 das Jornadas tem coordenação acadêmica de Plauto Cardoso e Eliani Gladyr e vai reunir mais de 30 palestrantes em 17 mesas com as mais variadas discussões sobre a área jurídica. Toda a programação é gratuita, e o evento, que é voltado especialmente para estudantes e profissionais da área jurídica, também pode ser acompanhado pelo público interessado no tema. 
 
As inscrições podem ser feitas pelo e-mail referencia.biblioteca@secult.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3269-1232, até 16 de março. As atividades serão realizadas em 18/3, das 9h às 12h, e 19/3 e 20/3, das 9h às 12h e das 14h às 17h, no Teatro José Aparecido, no prédio sede da Biblioteca. Todos os participantes receberão certificado que corresponde a 20 horas/aula. Os eventos antecedem o V Congresso Argentino de Justiça Constitucional, que ocorrerá de 4 a 6 de novembro, na Argentina.
Papel cidadão
A IV Jornada do Direito vem sendo realizada de forma consecutiva desde 2017. Já a Jornada Internacional de Direito teve sua primeira edição 2019. De acordo com Alessandra Gino, diretora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), ao promover esses eventos, a Biblioteca reforça seu papel como equipamento cultural voltado para os diversos saberes. 
 
“As Jornadas do Direito são iniciativas fundamentais para compartilhar os diferentes conhecimentos. É por meio de ações como essas que entendemos o papel da Biblioteca como agente promotora de mudanças sociais, estabelecendo políticas e ações que visem, além do incentivo à leitura, a inclusão social, o debate de ideias e o estímulo ao pensamento crítico”, destaca Alessandra Gino. 
 
Participação social
Em 2020, as Jornadas do Direito da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais vão promover um diálogo de conhecimento entre as práticas jurídicas de diferentes países. A lista de palestrantes reúne os brasileiros Marcelo Jabour, Rogério Medeiros, Fernanda Marçal; os argentinos Hernán Gustavo Lombardia, Georgina Velazquez; a colombiana María Carolina Estepa Becerra, entre outros. 
 
Entre os assuntos a serem tratados pelos palestrantes, destacam-se a questão de tributação, orçamentos e democracia, a participação popular na conservação e proteção do patrimônio histórico, além de debates a respeito do cumprimento das sentenças da Corte Interamericana de Direitos Humanos no Brasil e uma análise a respeito da importância dos Conselhos na estrutura da administração pública.
 
De acordo com a coordenadora acadêmica do evento, Eliani Gladyr, a realização de mais uma Jornada de Direito reafirma a versatilidade da Biblioteca Pública. “Realizar mais essa Jornada nos coloca no centro do debate e ressalta a importância da Biblioteca Pública como espaço fomentador de todos os conhecimentos. Por aqui vão passar pessoas com ideias diferentes a respeito de um mesmo tema, e recebe-los é, sem dúvida, uma enorme satisfação para nós”, conclui. 

ACESSE A PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

 
Pular para o conteúdo
Fale Conosco