Card colorido com convite para palestra on-line. No topo, à direita, estão as marcas do Minas Literária, e Minas Criativa. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para encontro do Grupo de Estudos Alexandria. "As políticas de preservação do patrimônio cultural no Estado de Minas Gerais". Palestrante: Lucas Candido de Oliveira, Secretário Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura Municipal de São Sebastião do Paraíso. O evento ocorrerá dia 14 de março de 2024, quinta-feira, às 14h, por videoconferência. Inscrições gratuitas no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. À direita, dentro de um círculo, há uma fotografia do perfil do convidado, um homem branco com cabelos castanhos. Ele está sorrindo usa camisa branca e blazer preto. No rodapé, encontram-se os logos do SEBP, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, IEPHA, A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, e Governo de Minas.

14/03 – As políticas de preservação do patrimônio cultural no Estado de Minas Gerais

Primeiro encontro do Grupo de Estudos Alexandria em 2024 abordará as políticas de preservação do patrimônio cultural no Estado

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convida para o encontro do Grupo de Estudos Alexandria com o tema “As Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural no Estado de Minas Gerais: desdobramentos do município de São Sebastião do Paraíso”, conduzido por Lucas Candido de Oliveira, Secretário Municipal de Educação e Cultura de São Sebastião do Paraíso (MG).

Lucas Candido de Oliveira é Doutor em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em História Social, pós-graduado em Gestão Escolar, História Cultural, e Ensino de História e Geografia, além de graduado em História pela Universidade Estadual Paulista.

Durante o encontro, Lucas explorará a metodologia e os resultados de sua pesquisa de campo realizada em 2019, enfocando o município de São Sebastião do Paraíso. Esta pesquisa segue as orientações do IEPHA-MG e destaca a importância de legislações específicas e órgãos fiscalizadores na proteção do patrimônio cultural local. A discussão terá como ponto de partida o artigo “As Políticas de Preservação do Patrimônio Cultural no Estado de Minas Gerais: desdobramentos do município de São Sebastião do Paraíso”, de autoria do palestrante e de Luiz Antonio Dias, publicado pela Revista CPC (USP). Texto disponível neste link.

Este encontro é uma oportunidade para equipes de bibliotecas públicas e comunitárias, além de todos os interessados em patrimônio cultural e gestão pública, principalmente para os profissionais que trabalham com os dossiês do ICMS Patrimônio Cultural.

O encontro ocorrerá no dia 14 de março de 2024, às 14h, por meio de videoconferência. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os participantes que registrarem presença receberão certificado de participação em até 30 dias.

Inscrições aqui

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 98489-2113 (mensagem de texto pelo WhatsApp).

29 fev 2024 - 14 mar 2024
Evento Terminado