Governo de Minas Gerais promove roda de conversa on-line sobre a Política Nacional de Cultura Viva
O Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, tem o prazer de convidar as equipes de bibliotecas públicas e comunitárias para uma roda de conversa sobre a Política Nacional de Cultura Viva.
A Lei nº 13018, aprovada em 2014, tem como objetivo garantir a ampliação do acesso da população aos meios de produção, circulação e fruição cultural, por meio do Ministério da Cultura e em parceria com governos estaduais, municipais e outras instituições, como escolas e universidades. O Cultura Viva, especialmente por meio da ação Pontos de Cultura, se estabelece como o principal programa sociocultural do MinC, alcançando parcelas da população brasileira historicamente excluídas das políticas culturais.
Para essa importante e urgente discussão, contaremos com a participação de Aline Cântia e Fernando Chagas, do Instituto Abrapalavra. Aline Cântia é narradora de histórias, gestora executiva de projetos, jornalista, Mestre em Estudos Literários (UFMG) e Doutora em Educação (UFF-RJ). Com uma trajetória de 17 anos em coordenação, planejamento e produção de eventos no Brasil e no exterior, especialmente festivais e mostras de caráter internacional, ela é representante (suplente) da sociedade civil, indicada pelo Fórum Estadual de Pontos de Cultura, no Comitê Gestor da Política Estadual de Cultura Viva de Minas Gerais. Já Fernando Chagas é gestor cultural, doutorando em Ciências da Cultura pela Universidade do Minho, Mestre em Política Social pela Universidade Federal Fluminense, com ênfase em Projetos governamentais e não-governamentais e graduado em Letras.
A roda de conversa on-line “As bibliotecas e a Política Nacional de Cultura Viva” será realizada no dia 17 de agosto, às 14h30, na plataforma Teams, com inscrições gratuitas através deste link. Os participantes que assinarem a lista de presença durante o evento receberão certificado de participação em até 30 dias.
Essa é uma oportunidade única para esclarecer dúvidas sobre as ações dos Pontos de Cultura e fortalecer a participação da sociedade civil na implementação de políticas públicas. Convidamos todas as pessoas para participar desse encontro esclarecedor.