Diálogos com o Sistema – A Cultura na Agenda 2030

Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias promove a palestra on-line “A Cultura na Agenda 2030”, com Rodolfo Junqueira Fonseca

Palestra faz parte da atividade “Diálogos com o Sistema”, que abordará durante o segundo semestre a pauta Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, tem o prazer de convidar equipes de bibliotecas para a palestra on-line “A Cultura na Agenda 2030”, com o professor Rodolfo Junqueira Fonseca. A atividade faz parte da iniciativa “Diálogos com o Sistema”, que em 2023 abordará a pauta da Agenda 2030 na construção de comunidades inclusivas e sustentáveis.

Rodolfo Junqueira Fonseca é doutorando em Sociologia na Universidade de Brasília – Unb, mestre em Planejamento Urbano pelo IPPUR/UFRJ, graduado e licenciado em Ciências Sociais pela UFMG e também é formado em Cinema pela Escola de Cinema Darcy Ribeiro – ECDR. Com uma trajetória de destaque, Rodolfo Junqueira Fonseca é um profissional multidisciplinar que atua há 20 anos em projetos socioeconômicos e culturais, além de ser reconhecido como mediador social e institucional no campo das políticas públicas urbanas, socioculturais e ambientais. Sua experiência abrange diversas áreas, incluindo planejamento local e participativo, representação institucional, responsabilidade social e desenvolvimento comunitário. Essa expertise foi desenvolvida em parceria com universidades, empresas, organizações sociais e o poder público, tanto em Belo Horizonte, Rio de Janeiro quanto em Brasília.

A proposta da palestra é realizar um bate-papo aberto e reflexivo sobre a problemática da Agenda 2030 na Cultura, com ênfase no papel das instituições culturais, tais como Bibliotecas e Museus. A cultura, compreendida como o conjunto de valores, crenças, tradições, expressões artísticas e práticas sociais de uma sociedade, desempenha um papel crucial na promoção da diversidade, inclusão e sustentabilidade. A Agenda 2030, por sua vez, busca enfrentar desafios globais, como a erradicação da pobreza, a igualdade de gênero, a ação climática e a promoção da paz e justiça. Para alcançar esses objetivos, é essencial um entendimento profundo das especificidades culturais de cada região e país, a fim de desenvolver políticas e ações adequadas que respeitem e valorizem as tradições e identidades locais. Nesse sentido, as bibliotecas e os museus, como equipamentos culturais, têm um papel fundamental na construção de cidades e comunidades sustentáveis.

A atividade acontecerá dia 22 de agosto, às 10h, via Teams, com inscrições gratuitas AQUI. Os participantes que assinarem a lista de presença durante o evento receberão certificado de participação em até 30 dias após o evento.

Não perca a oportunidade de participar dessa atividade que tem como objetivo ampliar a compreensão sobre a relevância da cultura na construção de um futuro mais inclusivo e sustentável, alinhado aos objetivos da Agenda 2030 da ONU e à promoção de comunidades mais engajadas e conectadas.

22 ago 2023
Evento Terminado