Audiodescrição do convite (para texto alternativo) Card colorido com convite para palestra on-line. No topo, à direita, estão as marcas do Minas Literária e Minas Criativa. Texto: O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, convida para encontro do Grupo de Estudos Alexandria. "Educação Patrimonial no Brasil: trajetória histórica e paradigmas contemporâneos". Palestrante: Ana Carolina de Vasconcelos Ministério, gerente da Gerência de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais, IEPHA. Data: 4 de abril de 2024, quinta-feira, às 14h, por videoconferência. Inscrições gratuitas no site www.bibliotecapublica.mg.gov.br. Vagas limitadas. Com emissão de certificado. À direita, dentro de um círculo, há uma fotografia do perfil da convidada, uma mulher branca com cabelos curtos e castanhos. Ela está sorrindo e usa blusa cor laranja, jaqueta em couro preto e colar de contas coloridas. No rodapé, encontram-se os logos do SEBP, Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, IEPHA, marca A Liberdade mora em Minas, Cultura e Turismo, e Governo de Minas.

[INSCREVA-SE ] Grupo de Estudos Alexandria: Educação Patrimonial no Brasil

Segundo encontro do Grupo de Estudos Alexandria em 2024 abordará a educação patrimonial no Brasil.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas e Comunitárias, convida para o encontro do Grupo de Estudos Alexandria com o tema “Educação Patrimonial no Brasil: trajetória histórica e paradigmas contemporâneos”, conduzido por Ana Carolina de Vasconcelos Ministério, gerente da Gerência de Difusão e Educação para o Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG).

Ana Carolina é pesquisadora, professora e mediadora cultural. Possui quinze anos de experiência como educadora em instituições museais. Mestra em Artes pela UEMG, especialista em Cultura e Arte Barroca pela UFOP, especialista em Produção e Crítica Cultural e bacharel licenciada em História pela PUC-Minas. Desenvolve pesquisas nas áreas de história da cultura e da arte, mediação cultural, patrimônio cultural e educação.

Durante o encontro, Ana Carolina discutirá, a partir do texto indicado, “EDUCAÇÃO PATRIMONIAL – Histórico, conceitos e processos”, a trajetória de conceitos e ações que pautaram a educação patrimonial no Brasil, desde a década de 1930, a mudança de paradigmas que ocorreram durante o século XX, chegando às tendências e fundamentações contemporâneas. Texto disponível em: http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Educacao_Patrimonial.pdf

Este encontro é uma oportunidade para equipes de bibliotecas públicas e comunitárias, além de todos os interessados em educação patrimonial, principalmente para os profissionais que trabalham com os dossiês do ICMS Patrimônio Cultural.

O encontro ocorrerá no dia 4 de abril de 2024, às 14h, por meio de videoconferência. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Os participantes que registrarem presença receberão certificado de participação em até 30 dias.

Clique aqui para se inscrever

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 98489-2113 (mensagem de texto pelo WhatsApp).

Data

04 abr 2024
Evento Terminado

Organizador

Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais
Fone
31984892113
E-mail
sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br
Website
https://www.bibliotecapublica.mg.gov.br/o-que-e/
Pular para o conteúdo
Fale Conosco