Mutações – O corpo e seus Mistérios, com Jorge Coli

O historiador da arte e arqueólogo Jorge Coli dá início ao ciclo de debates filosóficos “Mutações”, que o Sempre Um Papo realiza de junho a outubro de 2023. Contando com a curadoria de Adauto Novaes, todos os eventos do projeto acontecem presencialmente, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O bate-papo com Jorge Coli acontece no dia 22 de junho, quinta-feira, às 19h30, e tem como tema “O corpo e seus mistérios”. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.

“O corpo e seus mistérios”

Paul Valéry, filósofo e escritor francês nascido em 1871, define como os três pontos cardeais do conhecimento: o “Corpo”, que navega em direção à sensação; o “Espírito”, em direção ao sonho (imaginação criadora) e às combinações; e o “Mundo”, em direção à percepção “exterior”. Pode-se dizer que existe uma dependência recíproca entre eles. A junção dos três pontos cardeais, em permanente movimento, leva a um “real” nunca consolidado, sempre em transição.

Valéry não está falando de coisas necessárias e vitais – quase mecânicas do corpo -, mas de um corpo que cria o mundo das artes, das ciências, da cultura através dos possíveis da sensibilidade. Muito diferente das coisas imediatas e necessárias, o mundo possível jamais é acabado, não tem um fim, é sem limite de duração. Feito de propriedades ocultas, de “acasos” recalcados, o homem “é a linguagem em estado nascente”. Enfim, nosso corpo “é como uma abstração” que esconde certo infinito e nos dá certo infinito. Jorge Coli participa do Sempre Um Papo para discutir as noções de “corpo”, a partir das concepções de Valéry.

Jorge Coli é formado em História da Arte e Arqueologia (graduação e mestrado) e em História do Cinema (graduação), pela Universidade de Provença (Aix-Marseille I, França). Doutorou-se em Estética pela USP e foi pesquisador da Universidade de Nova York (USA). Lecionou nas universidades de Princeton (USA), Sorbonne (França) e Osaka (Japão). Seus estudos são voltados principalmente para as manifestações artísticas dos séculos XIX e XX. É autor de livros como “Música final”, “Ponto de fuga”, “O corpo da liberdade” e “O que é arte” e participou de várias coletâneas, entre elas “Os sentidos da paixão”, e “A crise da razão”.

Sempre um Papo – 37 anos

Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.

O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Minstério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.

Serviço:

Jorge Coli participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo

Dia 22 de junho, quinta-feira, às 19h30

Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)

Informações: www.sempreumpapo.com.br

Informações para a imprensa:

Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367

22 jun 2023