Mutações – Oswaldo Giacoia
Oswaldo Giacoia fala sobre “O espírito e a criação de mundos” no ciclo de debates “Mutações”, do Sempre Um Papo
O professor e filósofo Oswaldo Giacoia participa do ciclo de debates filosóficos “Mutações”, em Belo Horizonte, para falar sobre o tema “O espírito e a criação de mundos”. O evento é uma parceria entre o Sempre Um Papo e a Artepensamento, plataforma que publica ensaios filosóficos e políticos de autores brasileiros contemporâneos. O bate-papo acontece no dia 3 de julho, segunda-feira, às 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A entrada é gratuita, mediante retirada de ingressos pelo site do Sympla.
“O espírito e a criação de mundos”
Em seu artigo “O espírito e a criação de mundos”, publicado no volume “Corpo-Espírito-Mundo: Passagens” – que orienta os debates do ciclo “Mutações” -, Oswaldo Giacoia apresenta a atual crise ecológica para discutir a existência humana no mundo. A elevação da temperatura média da terra, causada pela emissão de carbono e outros gases de efeito estufa, tem efeitos catastróficos não apenas para a sobrevivência da espécie humana, mas também da própria natureza.
O autor afirma que: “A experiência que fazemos hoje é, portanto, aquela de uma desestabilização generalizada de nossas relações com o mundo e conosco mesmo, com a natureza em geral e a natureza humana, em particular. É precisamente esta mutação que transtorna todas as esferas de nossas vidas – tornando instável e insegura nossa própria autocompreensão como seres humanos”. No Sempre Um Papo, Giacoia pretende abordar essas questões à luz das reflexões de Martin Heidegger sobre a linguagem como a casa do “Ser” e como âmbito próprio para a habitação humana do mundo.
Oswaldo Giacoia é Professor Titular do Departamento de Filosofia da Unicamp, desde 2013. Graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), e em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC SP). É mestre em Filosofia pela mesma universidade, e doutor em Filosofia pela Freie Universität Berlin. Atualmente, é professor Titular do Departamento de Filosofia-IFCH da Universidade Estadual de Campinas. Ele é pesquisador de temas como teoria da cultura, ética pura e aplicada, filosofia do direito, filosofia social, política e da história, filosofia clássica francesa e alemã, especialmente com as obras de Augusto Comte, Arthur Schopenhauer e Friedrich Nietzsche.
Sempre um Papo – 37 anos
Criado em Belo Horizonte, em 1986, pelo jornalista Afonso Borges, o Sempre Um Papo é um projeto cultural que realiza encontros entre importantes nomes da literatura e personalidades nacionais e internacionais com o público, ao vivo, em auditórios e teatros – ou de forma digital, pelo canal no YouTube. Ao longo de sua trajetória, o projeto já aconteceu em 30 cidades e promoveu mais de 8 mil eventos, que reuniram um público superior a 2 milhões de pessoas.
O Sempre Um Papo é viabilizado através do patrocínio do Instituto Cultural Vale e Cemig, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. O Ciclo de Debates “Mutações” é realizado pelo Artepensamento e o Sesc, com o apoio institucional da Embaixada da França no Brasil. Apoio cultural da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, Circuito Liberdade, Minas Literária, Descentra Cultura e Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais.
Serviço:
Oswaldo Giacoia participa do ciclo de debates “Mutações”, no Sempre Um Papo
Dia 3 de julho, segunda-feira, às 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa:
Jozane Faleiro – jozane@sempreumpapo.com.br / 31 992046367