O Sempre Um Papo recebe o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff para o lançamento de três obras do autor: “O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida”, “A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré” e “Terra Madura”. O3 de abril, quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira. A entrada é franca, mediante retirada de ingresso pelo Sympla.

Sempre um Papo, com Leonardo Boff

O Sempre Um Papo recebe o teólogo, filósofo e escritor Leonardo Boff para o lançamento de três obras do autor: “O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida”, “A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré” e “Terra Madura”. Os livros foram escritos entre 2022 e 2023 e agora serão disponibilizados ao público em um evento que será realizado no dia 3 de abril, quarta-feira, a partir das 19h30, no Teatro José Aparecido de Oliveira. A entrada é franca, mediante retirada de ingresso pelo Sympla – clique aqui e reserve o seu.

O pescador ambicioso e o peixe encantado: a busca da justa medida (Vozes, 2022)

“O pescador ambicioso e o peixe encantado” apresenta uma metáfora da crise de nossa cultura hoje mundializada: a falta da justa medida nas principais dimensões da vida – nas relações pessoais, na sociedade, na economia e em nossa relação para com a natureza. A falta de medida gera a arrogância, que leva à discriminação dos diferentes, ao uso da violência e da guerra. Os vários contos, fábulas e relatos que compõem a obra tornam mais compreensível o tema do que exposições teóricas. A alternativa se encontra na própria natureza humana, feita de cuidado, de relações includentes, de equilíbrio em relação à natureza, na reciprocidade entre masculino e feminino, na medida certa entre o trabalho e o lazer, entre a razão e o coração. O livro procura orientar os espíritos na busca da moderação e da autocontenção para fazermos frente às grandes ameaças que pesam sobre o destino da vida na Terra e de nosso futuro.

A amorosidade do Deus-Abba e Jesus de Nazaré (Vozes, 2023)

Foi por ocasião da experiência espiritual do batismo de Jesus de Nazaré por João Batista, com a idade de 30 anos, que Jesus se sentiu o Filho bem-amado do Deus-Abba. Ouviu interiormente estas palavras bem-aventuradas: “Tu és meu Filho bem-amado, em ti pus todo o meu regozijo”. Jesus fez a experiência da infinita amorosidade do Deus-Abba. Sobre cada pessoa o Deus-Abba repete o que disse a Jesus: “Tu és meu filho amado ou filha amada, em ti pus meu regozijo”. Estas palavras trazem imensa alegria e a certeza de que se está sempre sob o arco-íris da amorosidade de Deus, independentemente de qual seja a situação moral. Deus ama a todos não porque são bons, mas porque é de Sua essência amar e querer companheiras e companheiros nesse amor – Esta é a mensagem deste livro.

Terra madura (Planeta, 2023)

Escrito durante a pandemia de Covid-19, o livro explora campos do agir e pensar humano para provocar reflexões que levem a um salto de consciência coletiva rumo a uma relação mais saudável com a Terra. Abordando três campos do agir e pensar humanos – a ética política, a ecologia integral e a vida do espírito –, os pontos apresentados pelo autor não buscam apresentar um tratado, mas sim oferecer peças e sugestões que, juntas, permitem o vislumbre de um caminho que repensa a teologia da vida. A partir da elaboração de reflexões, Boff provoca leitores e leitoras a encontrarem estratégias para que o ser humano compreenda o impacto que tem em todo o ecossistema terrestre e busque maneiras de possibilitar que toda a diversidade seja acolhida e tenha as condições necessárias para que possa existir.

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, em 1938. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia em Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Durante 22 anos, foi professor de Teologia Sistemática e Ecumênica em Petrópolis, no Instituto Teológico Franciscano. Professor de Teologia e Espiritualidade em vários centros de estudo e universidades no Brasil e no exterior, além de professor-visitante nas universidades de Lisboa (Portugal), Salamanca (Espanha), Harvard (EUA), Basel (Suíça) e Heidelberg (Alemanha). É doutor honoris causa em Política pela universidade de Turim (Itália) e em Teologia pela universidade de Lund (Suécia), tendo ainda sido agraciado com vários prêmios no Brasil e no exterior, por causa de sua luta em favor dos fracos, dos oprimidos e marginalizados e dos Direitos Humanos. É autor de mais de 60 livros nas áreas de Teologia, Espiritualidade, Filosofia, Antropologia e Mística. A maioria de sua obra está traduzida nos principais idiomas modernos.

O Sempre Um Papo é viabilizado por meio do patrocínio da Emgea, Empresa Gestora de Ativos S.A, via Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Lei Rouanet.

Serviço:

Sempre Um Papo recebe Leonardo Boff
Dia 3 de abril, quarta-feira, 19h30
Local: Teatro José Aparecido de Oliveira (Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade)
Informações: www.sempreumpapo.com.br
Informações para a imprensa: imprensa@sempreumpapo.com.br

03 abr 2024
Evento Terminado