Programação diversificada marca participação da Biblioteca Estadual na II Semana Estadual de Incentivo à Leitura de Minas Gerais

Exposições, eventos virtuais e atividades reflexivas fazem parte das ações do evento que acontece de 18 a 23 de abril

Com a proposta de difundir as ações do Ano da Mineiridade, a Biblioteca Estadual propõe uma programação diversificada para a II Semana Estadual de Incentivo à Literatura de Minas Gerais. Iniciativa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG), o evento é uma ação articulada em todo o estado, contando com a participação de mais de 70 equipamentos vinculados ao SEBP-MG. Ao todo, cerca de 100 atividades presenciais serão realizadas de 18 a 23 de abril.

Para o diretor do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas, da Secult, Lucas Amorim, a segunda edição do evento reforça o importante trabalho de descentralização das ações da pasta para o fomento da cultura no estado. De acordo com Lucas, a grande participação das bibliotecas reflete a municipalização das políticas públicas no segmento da literatura, além de evidenciar a vasta produção mineira.

“A II Semana Estadual de Incentivo à Literatura nos convida a repensar o estado a partir de um olhar nosso. Para além de evidenciar o jeito mineiro, o evento reúne as bibliotecas vinculadas ao Sistema Estadual em ações presenciais que têm sido fundamentais para difundir o interesse pela literatura, bem como o fomento da cultura no estado. Na Biblioteca Estadual, por exemplo, nossas ações propõem reflexões e descobertas que ampliam a percepção sobre os livros e propõem novos olhares para além das páginas”, destaca Lucas Amorim.

Diversidade de ações
A programação da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais aborda diferentes conteúdos ao longo da Semana Estadual de Incentivo à Leitura. Na segunda-feira (18/4), tem início a exposição “Moderna – Revistas re-vistas”, na Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães. A mostra celebra o centenário da Semana de Arte Moderna e propõe novas leituras a partir do acervo histórico do setor de Coleções Especiais, destacando a transversalidade que existe entre a literatura e as demais linguagens artísticas.

Também em 18 de abril será inaugurada a exposição “Quadrinistas mineiros no Brasil e no mundo”, no Setor Infantojuvenil – BIJU. Realizada em parceria com a Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos, a exposição conta com trabalhos de quadrinistas mineiros profissionais, estudantes e amadores. São originais e reproduções de páginas, ilustrações e pinturas que mostram um pouco do trabalho de artistas mineiros no Brasil e no mundo.

A BIJU ainda será palco de uma ação especial para as crianças. Na terça-feira (19/4), a partir das 14h, a escritora Ana Raquel é a convidada do projeto “Hora do conto e da leitura”. Ela vai apresentar ao público o espetáculo “Breu”, inspirado em contos de assombração. O espetáculo é uma celebração à tradição oral, exaltando a cultura, os costumes e características do povo mineiro.

No mesmo dia, será lançada, a partir das 19h, será lançado o 3º volume da Revista Libertas Coletivo de Artes, um veículo de comunicação que compila e divulga o acervo de cerca de 250 artistas que fazem parte do coletivo. O evento será realizado no hall da Biblioteca, com entrada gratuita.

Atividades virtuais
A programação da Biblioteca na II Semana Estadual de Incentivo à Leitura também propõe uma série de atividades que serão realizadas nas plataformas digitais do equipamento cultural. De 18 a 23 de abril, no Instagram @biblitoecaestadualmg, o público irá conferir uma edição especial do projeto Curtinhas da BIJU, quando serão publicados vídeos curtos com trechos de livros infantis em homenagem aos escritores mineiros.

Já a Hemeroteca Histórica propõe um diálogo sobre as diferentes produções literárias. Na segunda-feira (18/4), o setor promove edição virtual do Hemeroteca em debate. O pesquisador Luiz Morando irá participar de um bate-papo com o público sobre o livro “Enverga, mas não quebra: Cintura Fina em Belo Horizonte”, publicado a partir de pesquisas realizadas no acervo do setor. O evento será transmitido ao vivo pelo Instagram da Biblioteca, a partir das 14h.

O Setor Braille vai promover o projeto Tempo para ler, abordando a produção literária de Minas Gerais. O encontro será realizado por meio de plataforma de videoconferência, na terça-feira (19/4), a partir das 14h. As inscrições podem ser feitas até 15/4 pelo e-mail: braille.sub@gmail.com. O Tempo para ler tem como objetivo proporcionar uma oportunidade de vivenciar textos literários variados, a fim de incentivar o hábito e o gosto de ler, entre as pessoas com deficiência visual e demais participantes.

O projeto Talentos Literários contará com duas edições durante o evento. Na quarta-feira (20/4), às 15h, o escritor Wagner Vieira é o convidado da vez para um bate-papo sobre sua trajetória na literatura. E, na sexta-feira (22/4) também às 15h, quem participa do encontro virtual com o público é a autora Maria Aparecida Vasconcelos Lavigne, que também fará um panorama sobre sua carreira no universo da literatura. Os eventos serão transmitidos ao vivo pelo Instagram @bibliotecaestadualmg.

A programação completa da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais para a II Semana Estadual de Incentivo à Literatura de Minas Gerais pode ser consultada AQUI. As atividades dos demais equipamentos que participam da segunda edição do evento neste ano estão disponíveis neste link