Resenha da Semana: O crime do Padre Amaro, de Eça de Queiroz

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

QUEIROZ, Eça de. O crime do padre Amaro. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998. 277p.

A história se passa em Leiria, uma cidade do interior de Portugal, onde o abuso do poder eclesiástico sobre a sociedade era a principal característica no século XIX. Amaro Vieira, um jovem órfão, de 15 anos, é enviado a contragosto, por sua tia, que o criara, a um seminário, onde o mesmo é ordenado a padre. Após o falecimento de José Miguéis, pároco da cidade, o jovem Amaro Vieira é convidado para assumir a paróquia em Leiria. Amaro deveria buscar uma estadia e se instala na casa de Dona Joaneira, cuja filha, Amélia, era jovem e belíssima.

Padre Amaro se encanta pela filha da anfitriã, e os dois começam a trocar olhares e se beijam pela primeira vez, dando início a um amor proibido, pois segundo as doutrinas da Igreja, um sacerdote não pode se relacionar, e o Padre Amaro comete uma heresia, ao se envolver com Amélia. Amélia estava noiva de João Eduardo, e o mesmo desconfiado do comportamento de Padre Amaro e Amélia, escreve anonimamente um comunicado para o jornal da cidade, expondo os comportamentos imorais, especificamente os do Padre Amaro e seu caso amoroso.

O comunicado acaba tendo efeito contrário ao esperado por João Eduardo, pois o mesmo é descoberto, fica desempregado e Amélia desfaz o noivado, após ser aconselhada por Padre Amaro. A ausência de João Eduardo na vida de Amélia, reaproxima Padre Amaro à mesma, e ambos começam a marcar encontros, até que a jovem aparece grávida e, para contornar a situação, Padre Amaro convence Amélia a se casar com João Eduardo, mas o mesmo havia deixado Portugal rumo ao Brasil. O plano de Padre Amaro não sai como planejado e o mesmo toma medidas drásticas para salvar sua imagem perante o clero e a sociedade.

O final do livro surpreende, pois o leitor não imagina que o padre Amaro seja capaz de fazer certas coisas para sair ileso, mesmo que ele tenha se arrependido. Eça de Queirós induz o leitor a reflexões sobre a Igreja, a sociedade e a história é polêmica, pois um padre se contrapõe aos dogmas eclesiásticos ao se relacionar com uma jovem.

Resenha por: Debora de Paula Ribeiro
Estagiaria do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais