Resenha da Semana: Tchau, de Lygia Bojunga Nunes

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS
Setor de Empréstimo Domiciliar

NUNES, Lygia Bojunga. Tchau. 19. ed. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2009. 129 p

Tchau é um livro composto por quatro contos: “Tchau”, “O bife e a pipoca”, “A troca e a tarefa” e “Lá no mar”.

Em “Tchau”, duas crianças, Rebeca e Donatelo vivenciam a separação de seus pais. A decisão de abandonar a família para viver uma grande paixão na Grécia, junto ao novo namorado estrangeiro, transforma o olhar de Rebeca sobre a figura materna: de admiração à tristeza. A imagem de seu pai alcoolizado num botequim, desabafando sua angústia e totalmente frágil faz com que Rebeca assuma uma postura de filha mais velha e madura, o ombro amigo e porto seguro do que restou de sua família.

Em “O bife e a pipoca”, Tuca, um garoto de comunidade, de origem pobre, ganha uma bolsa de estudo numa escola privada de classe alta, após ter obtido o melhor desempenho nos estudos em sua antiga escola. Tuca é responsável por manter o sustento da família, trabalhando como lavador de carros, e mora numa pequena casa com sua mãe alcoólatra e seus 10 irmãos. Ao iniciar na nova escola, Tuca faz amizade com Rodrigo, um garoto rico e apesar da realidade social discrepante entre eles, a amizade prevalece.

Em “A troca e a tarefa”, uma escritora relata o processo de escrita de seu último conto, compartilhando com o leitor os sentimentos durante a tarefa de criação da história, as pausas, retomadas, a sensação de liberdade quanto ao desfecho e da possibilidade de dar vida aos personagens e seus sentimentos por meio da escrita.

Em “Lá no mar”, é retratada a amizade entre um menino e um barco velho. Ao longo da narrativa, o barco passa a representar o refúgio de um solitário Pescador, a casa que o mantém seguro do mundo externo, ao mesmo tempo, o barco assume um papel humanizado, dotado de sentimentos humanos como alegria, tristeza, saudade e medo, tornando -se cúmplice e amigo do Pescador. O livro Tchau possui linguagem simples, e os temas abordados possibilitam a reflexão do leitor quanto às situações vivenciadas pelos personagens (representados por crianças), que lidam com questões familiares, sociais e de amizade.

Resenha por: Debora de Paula Ribeiro
Estagiaria do Setor de Empréstimo da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais