Setor Braille promove edição virtual do “Tempo para Ler”

Ação será realizada na terça-feira (2/6) e participantes vão dialogar sobre o que têm lido na quarentena

O projeto “Tempo para Ler” tem como objetivo proporcionar aos participantes, em especial aos usuários do Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, uma oportunidade de audição de textos literários variados, a fim de incentivar o hábito e o gosto de ler, ouvir e contar histórias.

Com as medidas de distanciamento social em decorrência da pandemia, as atividades ganharam outra dinâmica. Na próxima terça-feira (2/6), a partir das 14h, será realizada uma edição virtual do Tempo para Ler. Dessa vez, os próprios participantes vão trocar informações sobre o que têm lido durante a quarentena.

Os interessados em participar da atividade podem entrar em contato pelo telefone (31) 98675-0251 (WhatsApp) ou pelos e-mails braille.biblioteca@secult.mg.gov.br e braille.sub@gmail.com.

Por meio de uma plataforma de videoconferência, os participantes vão fazer leituras de pequenos contos e trechos de livros e, em seguida, discutir as características das obras. Toda a atividade, que tem duração máxima de 1 hora, será mediada pelas voluntárias do Setor Braille, Anette Souza e Marília Marques.

Voltada a pessoas com deficiência, a atividade também é aberta a quem mais se interessar. Para a diretora do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), Alessandra Gino, o estímulo às atividades literárias deve ser reforçado, principalmente durante o período de isolamento.

“A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais tem a missão de garantir acesso ao universo da Literatura e do conhecimento aos mais variados públicos. Estamos nos adaptando durante esse momento e buscando alternativas para que todas as pessoas possam desfrutar de nossas atividades, independentemente do ambiente em que sejam realizadas”, destaca.

O “Tempo para Ler” é uma iniciativa que promove a inclusão de pessoas com cegueira ou baixa visão ao universo da Literatura. Com leituras das mais variadas produções, nacionais e internacionais, o projeto é, sempre, seguido de um bate-papo a respeito da vida e da obra dos autores escolhidos.

A Biblioteca Pública Estadual é um equipamento da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e integra o Circuito Liberdade, em Belo Horizonte.

Imagem: Acervo /Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais