32ª Semana Rosiana debate ‘O Bem e o Mal na obra de Guimarães Rosa’

Evento on-line acontece entre 27 de julho e 1º de agosto, com palestras, podcasts, apresentações musicais, contação de histórias e muito mais

Um dos maiores escritores brasileiros do século XX, responsável por estilo único e linguagem inovadora, João Guimarães Rosa será homenageado em mais uma edição da Semana Rosiana. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo, em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras, o evento deste ano terá toda a programação em plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, plataforma Zoom), em função da pandemia de Covid-19 e do decorrente e necessário distanciamento social.

Entre os dias 27 de julho e 1º de agosto, o público que acessar estes ambientes virtuais poderá assistir a palestras, apresentações musicais, podcasts, performances do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, do Grupo Caminhos do Sertão, e mais um série de outros eventos imperdíveis – todos nas redes sociais do Museu Casa Guimarães Rosa e do Espaço do Conhecimento UFMG.

O tema da 32ª Semana Rosiana é O Bem e o Mal na Obra de Guimarães Rosa, presente nas narrativas do sertão de forma profunda. Abordada em alguns contos de Sagarana, o livro de estreia, e na totalidade da obra, esta temática atinge seu ponto máximo como discussão filosófica em Grande Sertão: Veredas. Riobaldo, o narrador, perpassa o livro questionando as artimanhas daquele que personifica o mal, o “demo”, e as razões de sua existência.

Programação
A intensa programação da Semana Rosiana de 2020 tem início no dia 27 de julho, segunda-feira, às 20h, em uma live de abertura que terá a presença do secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira; do Presidente da Academia Cordisburguense de Letras, Raimundo Alves; do coordenador do Museu Casa Guimarães Rosa, Ronaldo Alves de Oliveira; e a da professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Elni Elisa Willms. A pesquisdora vai trazer o tema Algumas estórias sobre o Bem e o Mal, em Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. O evento acontece na plataforma Zoom, sendo necessária a inscrição prévia para participar. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser feitas entre 20 e 26 de julho, neste link.

A partir da terça-feira (28/7), e ao longo da semana, ocorrem as demais atividades, como exibição de filmes e vídeos, rodas de leitura, podcasts com relflexões e debates, além de apresentações variadas. Para participar de alguns destes eventos também será necessário fazer inscrição (confira abaixo na programação completa).

O Sarau Poético da Academia Cordisburguense de Letras Guimarães Rosa, por exemplo, permitirá a interação do público, que poderá participar como ouvinte ou trazendo suas próprias contribuições. Haverá 30 vagas para quem quiser integrar o evento como declamante de poemas.

A Roda de Leitura promovida em parceria com o Instituto de Estudos Brasileiros da USP vai tratar do texto A Hora e a Vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana. No momento da inscrição, a pessoa deverá optar por participar como ouvinte ou leitor de um trecho da obra de Guimarães Rosa. Serão disponibilizadas 24 vagas na modalidade de leitor. Outra atração é um podcast especial que o Museu Casa Guimarães Rosa preparou juntamente com o Espaço do Conhecimento UFMG, e será dividido em quatro episódios.

Na quinta-feira (30/7), Wander Lourenço, produtor do Programa Literatices, traz como convidados Kiko Continentino, Lucynha Lima, Cambada Mineira e Nádia Campos para uma ciranda de roda. A live Contorias Rosianas acontece no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa, às 20h30, permeada por comentários sobre o livro Grande Sertão: Veredas.

Os links para inscrição nos eventos da 32ª Semana Rosiana serão disponibilizados na bio do Instagram e do Facebook do Museu Casa Guimarães Rosa, a partir de 20 de julho. Já os links para acesso aos filmes e vídeos do evento serão disponibilizados no Facebook e nos Stories do Instagram (função “arraste para cima”) do Museu Casa Guimarães Rosa.

A Semana Rosiana termina em 1/8, com a live Canções Rosianas – Remanso do Rio Largo, às 20h, com Celso Adolfo, no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa. Celso Adolfo é cantor e compositor mineiro vencedor a 3ª edição do Prêmio Flávio Henrique, concedido pelo BDMG Cultural pelo álbum Remanso do Rio Largo, inspirado nos contos do livro Sagarana.

Confira a programação completa e detalhada AQUI.

Museu Casa Guimarães Rosa

O Museu Casa Guimarães Rosa está instalado na casa onde o escritor Guimarães Rosa nasceu e passou os primeiros anos de vida (1908 a 1917), em Cordisburgo (MG). Inaugurado em 1974, o Museu oferece aos visitantes um acervo de mais de 700 itens relativos à vida e produção literária rosiana. Atualmente, o Museu exibe a exposição de longa duração Rosa dos Tempos, Rosa dos Ventos, que proporciona aos visitantes uma experiência de imersão nos espaços residenciais da família Guimarães Rosa reconstituídos cenograficamente. O Museu conta com a atuação do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, que recebe o público visitante narrando trechos da obra de Guimarães Rosa.

Imagem: Ronaldo Alves

Serviço: