Evento on-line acontece entre 27 de julho e 1º de agosto, com palestras, podcasts, apresentações musicais, contação de histórias e muito mais
Um dos maiores escritores brasileiros do século XX, responsável por estilo único e linguagem inovadora, João Guimarães Rosa será homenageado em mais uma edição da Semana Rosiana. Promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo, em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras, o evento deste ano terá toda a programação em plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, plataforma Zoom), em função da pandemia de Covid-19 e do decorrente e necessário distanciamento social.
Entre os dias 27 de julho e 1º de agosto, o público que acessar estes ambientes virtuais poderá assistir a palestras, apresentações musicais, podcasts, performances do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, do Grupo Caminhos do Sertão, e mais um série de outros eventos imperdíveis – todos nas redes sociais do Museu Casa Guimarães Rosa e do Espaço do Conhecimento UFMG.
O tema da 32ª Semana Rosiana é O Bem e o Mal na Obra de Guimarães Rosa, presente nas narrativas do sertão de forma profunda. Abordada em alguns contos de Sagarana, o livro de estreia, e na totalidade da obra, esta temática atinge seu ponto máximo como discussão filosófica em Grande Sertão: Veredas. Riobaldo, o narrador, perpassa o livro questionando as artimanhas daquele que personifica o mal, o “demo”, e as razões de sua existência.
Imagem: Ronaldo Alves