Exposição Magia & Bruxaria

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais recebe uma exposição com o tema Magia e Bruxaria pela perspectiva da Literatura. É uma mostra que esclarece como a magia foi tratada pelas obras acadêmicas, literárias e por seus praticantes no decorrer da história, perpassando pelas principais publicações sobre esse universo, indo de “O Martelo das Feiticeiras”, publicado originalmente em 1487, até chegar ao clássico contemporâneo Harry Potter.

Com itinerância do Museu Brasileiro de Magia e Bruxaria (SP), símbolos e objetos representativos estarão expostos ao lado de livros contidos no acervo bibliográfico da Biblioteca Estadual, os quais estão disponíveis, também, para empréstimo ao público, além do acervo do Centro de Referência em Wicca e Paganismo (MG). Ao todo, serão aproximadamente 120 itens exibidos.

Durante o período expositório, diversos espaços da Biblioteca serão ocupados e transformados, propondo um diálogo e integração entre as diversas ações executadas. Inicialmente, estarão integradas a Biblioteca Infantojuvenil com obras referentes às bruxas da Disney, como em Branca de Neve e os 7 anões, Malévola, Bela Adormecida, além do imaginário das obras brasileiras, como a Bruxa Cuca, de Monteiro Lobato, e a Bruxa Keka, personagem de “Xuxa no Mundo da Imaginação”. O setor de Coleções Especiais e Obras Raras terá um recorte antropológico e de livros antigos, originais e únicos. Além disso, também haverá montagem de intervenções temáticas na Hemeroteca Histórica e no Prédio Anexo. A exposição contará com recursos de acessibilidade para pessoas cegas e, também, com atividades temáticas no setor braille.

O evento de abertura conta com a participação especial, apoio e divulgação da equipe da
Feira Mostrô BH (@mostrobh).

SERVIÇO

Abertura da Exposição: MAGIA & BRUXARIA | PERSPECTIVA LITERÁRIA: Entre o Real
e o Imaginário
Data: 13/02/2023 (Segunda-feira)
Horário: 18h30

Visitação: Segunda a sexta, das 8h às 18h
Endereço: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais – Praça da Liberdade, 21 – Belo Horizonte,
Minas Gerais

Entrada Gratuita

CONTATO

Diretor da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais
Lucas Amorim
lucas.amorim@secult.mg.gov.br

Produtora Executiva e Curadora da exposição
Viviane Pereira
viviane.pereira@secult.mg.gov.br ; viviane.arjpereira@gmail.com

Curador da exposição e Coordenador do Centro Referência em Wicca e Paganismo
(MG)
Wagner Quintão
wagner.quintao@educacao.mg.gov.br, wagnerquintaoorion@gmail.com

Agendamento de visitas guiadas para esta exposição:
Enviar e-mail para viviane.pereira@secult.mg.gov.br

Pular para o conteúdo
Fale Conosco