Livros raros são tema do Grupo de Estudos Alexandria

Evento virtual acontece em 30 de junho, com mediação de Diná Marques Pereira Araújo e texto de Ana Virgínia Pinheiro

Em junho, o Grupo de Estudos Alexandria chega à 7ª edição. Dessa vez, o tema do encontro é “Livro raro” e vai abordar os conceitos ligados à raridade bibliográfica no contexto das bibliotecas. Com mediação da bibliotecária, restauradora e doutoranda em Ciência da Informação pela UFMG, Diná Marques Pereira Araújo, o grupo será realizado em 30/6 (quinta-feira), às 9h, em plataforma de videoconferência.

A base para estudos dessa edição do Grupo de Estudos Alexandria é o texto “Livro raro: antecedentes, propósitos e definições”, de Ana Virgínia Pinheiro, disponível para consulta neste link. Antes de cada encontro, a equipe do SEBP-MG disponibiliza o texto que será tema da reunião seguinte. A proposta do Grupo é oferecer um momento de compartilhamento, visando promover a atualização de conhecimentos e a formação continuada.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia do evento na plataforma Sympla. O link para participação será enviado automaticamente ao endereço de e-mail informado no momento da inscrição. Caso a pessoa não receba o link deve entrar em contato com o SEBP-MG pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. O link de acesso é individual e intransferível. Ao fim da atividade, será emitido certificado de participação.

O Grupo de Estudos Alexandria é realizado bimestralmente pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG). O grupo de estudos é uma iniciativa virtual criada para discutir assuntos pertinentes às áreas do livro, da leitura, da literatura e das bibliotecas públicas e comunitárias, bem como fomentar o conhecimento dos participantes a respeito de variados temas.

Sobre a convidada
Mestra e doutoranda em Ciência da Informação na UFMG. Bacharela em Biblioteconomia (UFMG). Restauradora e Conservadora de Documentos Gráficos. Bibliotecária na Secult MG (2006-2009). Bibliotecária-documentalista da UFMG, onde desenvolve trabalhos de gestão de acervos bibliográficos especiais a partir da Biblioteconomia e das Ciências do Patrimônio. Atuou como coordenadora da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária-UFMG (2010-2021). Foi membro do Comitê Memory of World, Unesco, Brasil (2015-2019), como representante das instituições de ensino e de pesquisa no Brasil.

Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia, Ciência da Informação e Conservação-Restauração, atuando principalmente nos seguintes temas: História do livro, História das Bibliotecas. Representação de documentos gráficos, Bibliografia, Bibliofilia, Livros raros, Conservação-Restauração de documentos gráficos. Participa dos grupos de pesquisa: Pensamento Impresso; Grupo de Estudos Interdisciplinares da Raridade Documental; Fundamentos teóricos, metodológicos e históricos da Organização da Informação; Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Recursos, Serviços e Práxis Informacionais.