Biblioteca Estadual oferece oficina gratuita sobre a história dos quadrinhos mineiros

Atividade acontece na terça-feira (31/5), no Setor Infantojuvenil

Em parceria com a Casa de Quadrinhos, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais oferece a oficina “A História dos Quadrinhos Mineiros”. A atividade, gratuita e presencial, acontece na terça-feira (31/5), das 9h30 às 10h30, no Setor Infantojuvenil – BIJU, e será conduzida pela quadrinista, ilustradora e roteirista Carol Cunha. Não há necessidade de inscrição prévia.

Durante a oficina, serão abordados diferentes aspectos da produção mineira de histórias em quadrinhos. Carol Cunha também fará uma introdução sobre os grandes nomes do gênero em Minas, indo desde o pioneirismo de Henfil e Ziraldo, seguindo com o cenário de quadrinhos independentes dos anos 1990, como a revista Grafitte e o Estúdio Big Jack, até chegar nos dias atuais, em que Belo Horizonte se tornou referência no cenário nacional com a presença do Festival Internacional de Quadrinhos.

Carol Cunha é quadrinista, ilustradora e roteirista. Formada em Cinema de Animação pela UFMG em 2015, onde realizou o curta Romance Zumbi, selecionado para as mostras Festival Anim!Arte (2015) e 2º Mostra Pajeu de Cinema (2016). Já colaborou para sites de quadrinhos e cinema como Terra Zero, Cinema em Cena e Lady’s Comics.

Seus quadrinhos autorais publicados são História de Amor (2013), Dandelion (2015 – via Catarse) e a história Valenti@ para a coletânea da campanha “Que Diferença Faz” (2015), (Es)Trago seu Amor (2016), Catrinomicon (2018 – via Catarse), Uma luz no meio das trevas (2019) e Sobre Fadas e Ogros (2020).

Foi roteirista da HQ Kalymba, baseada no rpg de mesmo nome, inspirado em mitos africanos. Também é pesquisadora de quadrinhos, com uma dissertação de Mestrado em Psicologia sobre a concepção de justiça nas HQs do Batman (A Luta Pela Justiça: uma análise fenomenológica das histórias em quadrinhos do Batman) pela UFMG e uma pesquisa sobre transmídia através da análise do quadrinho, game e filme do Scott Pilgrim, também pela UFMG, em 2015.