Diálogos com o SEBP-MG de junho aborda a relação entre quadrinhos e literatura

Evento virtual será realizado na quinta-feira (7/6) e vai contar com a participação do historiador, quadrinista e designer Gabriel Nascimento

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBP-MG), recebe o historiador, quadrinista e designer Gabriel Nascimento para a edição de junho do projeto Diálogos com o SEBP-MG. O evento, que será realizado na terça-feira (7/6), a partir das 14h, vai abordar a diversidade das produções de histórias em quadrinhos a partir do tema “Balões e letras: relações entre histórias em quadrinhos e literatura”.

Durante a palestra, que será transmitida ao vivo por meio de plataforma de videoconferência, o convidado vai propor reflexões sobre a importância dos quadrinhos na formação de leitores, uma vez que o gênero faz muito sucesso entre crianças e jovens. Também serão abordadas outras características das HQ’s, como a proximidade com outra linguagem artística: o cinema. Com mediação da bibliotecária Cleide Fernandes, outras questões serão discutidas com o convidado.

As inscrições para a edição de junho do Diálogos com o SEBP-MG são gratuitas e podem ser feitas AQUI. O link para acesso à sala virtual é enviado para o e-mail da pessoa inscrita imediatamente após o preenchimento do formulário. Caso não receba o link, entre em contato no e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas e haverá emissão de certificado para as pessoas participantes.

Sobre o convidado
Gabriel Nascimento é historiador, quadrinista e designer residente em Belo Horizonte. Graduado em História (UFMG, 2012) e em Design Gráfico (FUMEC, 2015), Gabriel desenvolve projetos na área de design editorial e produção experimental analógica. Seu livro “Maria & João” é uma narrativa gráfica autoral impresso com gravuras e tipografia tradicional e foi destaque na Bienal de Design Gráfico ADG/ADEGRAF em 2017.

Já participou das coletâneas “Inventário Gráfico”, “A Fantástica Gráfica do Companheiro Matias”, “Que Diferença Faz?” e das futuras “A Zica 5” e “Parafuso #1”. Junto com João Henrique Belo, lançou “A menor distância entre dois pontos é uma fuga”, em 2021. Gabriel é também participante do coletivo 62 pontos, voltado para produção gráfica e tipográfica. Atualmente é mestrando no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens do CEFET-MG.