Biblioteca Estadual recebe doação de livro sobre os 300 anos de Minas Gerais

“Cheiro de Minas – 300 anos” reúne trabalhos de escritores mineiros em celebração ao tricentenário do estado

Mais uma importante publicação passa a fazer parte do acervo literário da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. Trata-se do livro “Cheiro de Minas – 300 anos”. A obra, que foi doada ao equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) pela historiadora Margareth Santana é uma coletânea com textos e poemas de escritores mineiros em alusão à criação de Minas Gerais em 1720, quando houve a separação do território da Capitania de São Paulo.

Publicado pela Páginas Editora, o livro Cheiro de Minas – 300 anos reúne trabalhos de Afonso Borges, padre Élcio José de Toledo, Dom Geraldo de Proença Sigaud, João Camilo Campos de Oliveira Torres, Leida Reis, Luiz Giffoni, Maria Mazarello Rodrigues, Maurício de Sousa, Olavo Romano, Olegário Alfredo, Rogério Farias Tavares, Rogério Zola Santiago e Ronald Claver. São 304 páginas com gravuras raras, fotografias e desenhos sobre a história e a formação cultural de Minas Gerais.

A obra tem como coordenadora e apresentadora Margareth Santana, e orelha de Maria Célia Cavalcanti Gonçalves, da Academia de Letras e Artes de Diamantina. Cheiro de Minas – 300 anos passará, inicialmente por um processo de catalogação. Em seguida, será disponibilizado no acervo da Coleção Mineirana e, brevemente, poderá ser consultado pelos leitores e pelas leitoras da Biblioteca Estadual.