Contexto social das bibliotecas comunitárias em debate

Contexto social das bibliotecas comunitárias em debate

Realizado em plataforma de videoconferência, Diálogos com o SEBPMG conta com participação de Camila Schoffen Tressino e Talita Rocha

No âmbito das comemorações do Ano Ibero-Americano das Bibliotecas, o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Minas Gerais (SEBPMG) realiza mais uma edição do “Diálogos com o SEBPMG”. Na quarta-feira (8/9), às 14h, a bibliotecária Camila Schoffen Tressino e a artista e mediadora Talita Rocha, ambas da Rede de Bibliotecas Comunitárias “Sou de Minas, Uai” ministram a palestra “Bibliotecas comunitárias: autonomia e diversidade”.

O evento será realizado por meio de plataforma de videoconferência, e as inscrições gratuitas e podem ser feitas em formulário on-line. Os interessados têm até às 12h de 8/9 para se inscrever. Um link para acesso ao ambiente virtual será enviado ao e-mail dos participantes. Caso o link não seja enviado, é necessário entrar em contato pelo e-mail sistemadebibliotecas@secult.mg.gov.br. As vagas são limitadas.

Durante a palestra, as convidadas vão abordar o surgimento das bibliotecas comunitárias frente à realidade e às demandas da sociedade para o acesso à leitura e à literatura. Nos últimos anos, há relatos de grandes iniciativas de transformação da realidade de muitas pessoas e comunidades por meio da atuação desses espaços, que estão inseridos em diferentes contextos.

Sobre as convidadas

Camila Schoffen Tressino é bibliotecária, formada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), especialista em Educação e Psicanálise (FAPA) e em Literatura Infantil e Juvenil (UCS). Já atuou em bibliotecas públicas e escolares e, desde 2013, atua em bibliotecas comunitárias. De 2014 a 2018 atuou junto à Rede Beabah! – Rede de Bibliotecas Comunitárias do RS desenvolvendo projetos de incentivo à leitura e assessoria técnica para as bibliotecas comunitárias integrantes. Em 2016 representou o Brasil e as bibliotecas comunitárias na 1ª Pasantía Internacional de Iberbibliotecas com o tema Bibliolabs: territórios em código aberto e colaborativo realizado em Medellín, Colômbia. Em 2017 foi premiada pelo Conselho Regional de Biblioteconomia da 10ª Região (CRB10) como profissional destaque. Atualmente é bibliotecária responsável pelas bibliotecas comunitárias da Rede de Bibliotecas Comunitárias Sou de Minas, Uai (Belo Horizonte, Sabará, Santa Luzia e Betim/MG).

Talita Rocha é artista visual, mediadora e ilustradora, graduada em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), trabalhou com arte-educação em instituições culturais e museus dentre eles, o MAC-USP, Bienal de Artes de São Paulo e Museu da Cidade de São Paulo, áreas que também foram fundamentais para sua formação artística. Além de trabalhar nas bibliotecas Florestan Fernandes da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências humanas da USP e com o acervo digital da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Atualmente trabalha na biblioteca comunitária Padre Olavo que integra a rede Sou de Minas, Uai!

Pular para o conteúdo
Fale Conosco