Biblioteca Púbica oferece atividades gratuitas que abordam a temática dos quadrinhos

Biblioteca Púbica oferece atividades gratuitas que abordam a temática dos quadrinhos

Em 30 de janeiro é celebrado o Dia do Quadrinho Nacional, e, na Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, a data se estende com duas atividades gratuitas em fevereiro, realizadas em parceria com a Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos.

Na terça-feira (4/1), ocorre a oficina gratuita Cenário para Quadrinhos, ministrada pelo desenhista Felipe de Mattos. Voltada para adolescentes e crianças a partir dos dez anos, a oficina tem entrada gratuita e será realizada das 15h às 17h, no Setor Infantojuvenil. Ao todo, são 15 vagas disponíveis, e os interessados devem retirar senhas 30 minutos antes do início.

A proposta é fazer com que o participante perca o medo de explorar suas habilidades de desenho e buscar técnicas que facilitem o processo de desenhar. Além disso, a oficina oferece os elementos necessários para o desenvolvimento técnico, por meio de atividades práticas, estimulando a percepção visual, o senso de proporção, espaço, volumes e planos.

Felipe de Mattos é desenhista, animador e artista plástico formado na UFMG, especialista em Perspectiva. Já fez trabalhos também em pinturas de murais e ilustrações.

Já na sexta-feira (7/2), será realizada a palestra Quadrinhos passo a passo: um olhar sobre as potencialidades das HQ’s, ministrada pelo quadrinista Erick Azevedo.

A palestra vai apresentar as etapas necessárias para a criação e realização de uma história em quadrinhos e seu potencial como meio de expressão, as diversas áreas de atuação e as possibilidades de interação com outras áreas da arte, educação e cultura.

Com entrada gratuita, o evento será realizado no Setor Infantojuvenil, a partir das 15h. Os interessados em participar devem retirar senhas 30 minutos antes, na recepção da biblioteca. Ao todo, serão ofertadas 40 vagas.

Erick Azevedo é quadrinista há mais de 30 anos e professor há 25 anos. Graduado em Artes Visuais pela UEMG. Um dos criadores do “movimento de quadrinhos dos anos 90 em Belo Horizonte” e do “Estúdio HQ”. Leciona na Casa dos Quadrinhos há 18 anos.

Universo Marvel

“Marvel Comics – Homenagem aos 80 anos da Casa das Ideias” Realizada em parceria com a Escola Técnica de Artes Visuais Casa dos Quadrinhos, a exposição reúne obras de professores, ex-alunos e artistas que integraram ou integram o grupo de artistas da Marvel, uma das maiores empresas de entretenimento do mundo e que completou 80 anos em 2019. Os horários de visitação vão das 8h às 18h (segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (aos sábados). A entrada é gratuita.

Pular para o conteúdo
Fale Conosco