Programa Recode Bibliotecas está com inscrições abertas até 3 de março

Programa Recode Bibliotecas está com inscrições abertas até 3 de março

Iniciativa irá oferecer apoio e formação para estimular o protagonismo dos profissionais e dos jovens na transformação social e digital de suas comunidades

Com os objetivos de promover o empoderamento digital e fortalecer as habilidades dos profissionais de bibliotecas em todo o Brasil, a ONG Recode, em parceria com a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e o Movimento Bem Maior – lança convocatória para selecionar bibliotecas de acesso público em todo o Brasil até 3 de março. Para participar da convocatória, as bibliotecas devem ser de acesso público, ter um CNPJ ativo e no mínimo dois computadores instalados e voltados para o uso da comunidade, com conexão à Internet.O edital está disponível aqui.

O programa Recode Bibliotecas irá oferecer apoio e formação para estimular o protagonismo dos profissionais e dos jovens na transformação social e digital de suas comunidades. Os participantes serão motivados a traçar uma nova programação para esses espaços em sintonia com as demandas locais, tendo a inovação e a tecnologia como aliadas. O percurso formativo inclui temas como pesquisa da comunidade, estratégias de comunicação e articulação de parcerias, visando aumentar o número de frequentadores nas bibliotecas e o reconhecimento de boas práticas.

A Recode, que hoje atua em parceria com mais de 350 bibliotecas, 138 comitês criados com 900 jovens atuantes e 14.600 pessoas contempladas em todo o Brasil, celebra a possibilidade de ampliar o impacto em benefício de comunidades e jovens em situação de vulnerabilidade social.

“Temos uma experiência de 25 anos focados em transformar vidas por meio da tecnologia. Uma das bases dessa transformação é formar redes e incentivar a atuação de bibliotecas transformadoras, empoderadas para acelerar o desenvolvimento econômico, cultural e digital de suas localidades”, comemora Rodrigo Baggio, presidente da Recode.

A organização tem presença em 9 países e, ao longo do último ano, atingiu o recorde de 1.158 centros de empoderamento digital e alcançou mais de 52 mil pessoas, impactando 1,752 milhão de pessoas ao longo de toda sua trajetória.

O programa Recode Bibliotecas ainda oferece formação online para jovens em cursos de tecnologia para empoderamento digital e busca atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), especialmente aos Objetivos 4 (Educação de Qualidade) e 8 (Emprego Digno e Crescimento Econômico).

A iniciativa está alinhada ao Plano Nacional do Livro e Leitura e tem a parceria do Movimento Bem Maior, com apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas e dos Sistemas Estaduais de Bibliotecas Públicas.

Conquistas

Iniciada em 2015, a iniciativa da Recode com as bibliotecas reúne parceiros em todas as regiões do Brasil, com 138 comitês de jovens criados, 90 novas programações já implementadas e 14.600 mil pessoas contempladas. As melhores práticas de novas programações foram reconhecidas e integraram a primeira edição da publicação Bibliotecas Transformadoras.

Entre as novidades, a biblioteca de Domingos Martins (ES) passou a oferecer cursos de tecnologia e empoderamento para mulheres atendidas pelo serviço de saúde mental. Já em Redenção (PA), a escuta da comunidade deu origem a oficinas e cursos voltados ao uso da tecnologia para empreendedorismo e mercado de trabalho, incluindo temas como plano de negócios, desenvolvimento web e programação de computadores.

Sobre a Recode

A Recode é uma organização social que promove o empoderamento digital. Por meio da criação e disseminação de metodologias de formação empreendedora e do uso de ferramentas digitais, busca ampliar o impacto de facilitadores em comunidades, escolas e bibliotecas e estimular o uso ético, consciente e cidadão da tecnologia. Assim, empodera indivíduos para reprogramar realidades. Com 25 anos de atuação, está presente em 9 países com 1.158 centros de empoderamento digital e já alcançou mais de 1,752 milhão de pessoas.

Serviço
Convocatória Recode Bibliotecas
Inscrições em http://www.recode.org.br/bibliotecas
Prazo: até 3 de março de 2020

Pular para o conteúdo
Fale Conosco